TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede Social - O lado Empreserial da Coisa

Por:   •  27/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

28/03/2016

[pic 1]

A Rede Social

[pic 2]

Matheus Cavalcante

[pic 3]

Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá

Curso: Redes de Computadores

Disciplina: Teoria Geral da Administração

Prof. Alberto Sampaio Lima

Data de entrega: 11/04/2016

Aluno: Antônio Matheus Cavalcante da Silva

Matricula: 387206


A Rede Social

Atualmente o Facebook, é uma das maiores gigantes no mercado de TI. Mas, como Mark Zuckerberg seu fundador e dono, fez deste website um fenômeno mundial?

        Tudo começou num golpe de sorte, quando os irmãos Winklevoss decidiram convidar Mark Zuckerberg (um programador brilhante, aluno de Ciência da Computação em Harvard), para desenvolver um programa no qual vinham trabalhando, a que chamavam de “Conexão Harvard”. Mark então se interessou pelo projeto e decidiu participar, porém não para ajudar os Winklevoss, mas sim para conhecer a ideia e desenvolver para si próprio. Já com a ideia em mãos, Mark precisava de alguém pra investir neste projeto, alguém que tivesse dinheiro para colocar o site no ar. Então, Mark decidiu por vez chamar seu melhor amigo Eduardo Saverin (aluno de economia em Harvard) e o ofereceu uma parceria, na qual ele entraria com o capital se tornando o diretor financeiro e ficaria com 30% da empresa os outros 70% ficariam com Mark. Eduardo não pensou duas vezes, e resolveu entrar no negócio com US$ 1.000,00. Mark dedicou-se fielmente ao projeto, e, em 11 de Janeiro de 2004, Mark registra seu domínio no Network Solutions, seu website chamado “thefacebook”.

Mark precisava então, de uma estratégia para difundir seu site para as pessoas o conhecerem, e seu amigo e sócio Eduardo tinha a forma perfeita. Eduardo tinha e-mails de pessoas influentes, que iriam espalhar o site assim que o vissem, com isso Mark mandou vários e-mails para essas pessoas com o endereço de seu website. A partir de então o crescimento foi assustador, em pouco mais de duas semanas o thefacebook já tinha mais de quatro mil usuários. Mark queria colocar o thefacebook em mais universidades, pra teve de aumentar sua equipe e o fez com seus dois colegas de quarto. Nomeou Dustin Moskovitz seu vice presidente e chefe de programação, ficando com 5% das ações de Mark que passaria a ter agora 65%, e nomeou Chris Hughes diretor de publicidade, que ganharia por produção. O thefacebook era como uma bola de neve ia, crescendo e crescendo sem parar... Eduardo decidiu que era hora de monetizar o site, colocar anunciantes para fazer o site render, Mark não gostou muito da ideia, pra ele ainda não era a hora de estragar o site com propagandas pois isso poderia afastar os usuários e destruir o site.

Mesmo não gostando da ideia, Mark embarcou numa viagem para Nova Iorque com Eduardo para algumas reuniões com possíveis investidores, mas isso não deu muito certo pela clara falta de interesse de Mark. Porém foi lá onde eles tiveram um encontro que mudou de vez os rumos da empresa. Dentre as reuniões marcadas tinha uma em especial para Mark, era com o empresário e fundador do Napster Sean Parker. Mark acreditava que Sean, saberia exatamente o que Mark tinha que fazer para tornar o thefacebook conhecido e utilizado em todo o mundo. Mas já Eduardo não gostava muito da ideia, pelo passado de Sean seus vários processos envolvimento com drogas e adolescentes. Mas, para Mark isso pouco importava, para ele se tinha alguém que poderia fazer o thefacebook um sucesso esse alguém era Sean Parker. E ele tinha razão, Sean sugeriu que ainda não era hora de colocar anúncios, o thefacebook tinha bastante potencial, era melhor esperar e ver a proporção que ele iria tomar. Além disso, insistiu fortemente para Mark mudar-se para Califórnia pois lá é onde as coisas acontecem e na sua maior contribuição sugeriu que o thefacebook muda-se apenas para Facebook, era mais limpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com