TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resistência à tração de concretos com incorporação de diferentes tamanhos de fibras de sisal.

Por:   •  30/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Curso de Engenharia Civil

Concretos e Argamassas / 2014 A

        

Trabalho Experimental

Alunos:

  1. Título:

Avaliação da resistência à tração de concretos com incorporação de diferentes tamanhos de fibras de sisal.

  1. Justificativa (DIZER PORQUE O TRABALHO É IMPORTANTE E QUAL O EFEITO DO MATERIAL NO CONCRETO, COM CITAÇÕES DE OUTROS AUTORES.VER O MATERIAL DISPONIBILIZADO EM AULA. )

Um dos grandes problemas atuais enfrentado pela gestão municipal, tem sido a geração de resíduos sólidos urbanos e sua disposição clandestina. Dentre os geradores de resíduos de processos produtivos, o principal responsável tem sido a cadeia da construção civil. Alguns pesquisadores têm apontado que os resíduos de construção e demolição representam entre 40% a 70% dos resíduos urbanos totais (Hendriks (2000) e Pinto (1999) apud BLUMENSCHEI (2006)[1]. Somente no município de Tubarão-SC, a quantidade de resíduo de construção e demolição é estimada em 3.129,71 toneladas ao mês, de acordo com diagnóstico realizado por Ghizi e Heidemann (2011). Deste total, segundo os mesmos autores, 2.707,38 t por mês são recolhidos por três empresas coletoras de entulhos.

Desta forma, a geração de resíduos de construção e demolição é motivo de grande preocupação para a população, no que diz a respeito à preservação ambiental, e para as construtoras, tendo em vista os custos para se dar um fim a esses resíduos. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 2007), editou a Resolução nº 307, de 2002, com vistas a tratar do assunto, onde estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. A referida Resolução instituiu a obrigatoriedade da gestão destes resíduos de construção e demolição, co-responsabilizando prefeituras e construtoras na geração e destinação dos mesmos.

Portanto, é crescente a necessidade das construtoras em encontrar novas formas de minimizar resíduos e, quando possível, re-introduzí-los no processo construtivo. Assim, a reciclagem e a reutilização de resíduos provenientes de diferentes processos industriais como novos materiais para a construção civil têm sido cada vez mais investigada (CAVALCANTE et al., 1996) e os materiais que despontam como de significativa capacidade de incorporar diferentes resíduos industriais são os concretos de cimento Portland e as argamassas (MEHTA et al., 2008).

        Por outro lado, de acordo com FARIAS FILHO et al.(2000), antes do surgimento do cimento Portland, em 1824, argamassas e concretos eram produzidos usando-se uma mistura de materiais pozolânicos e cal. Solos argilosos calcinados, na forma de fragmento de materiais cerâmicos moídos, foram as primeiras pozolanas artificiais utilizadas misturadas à cal, agindo como cimento hidráulico. SOUZA e DAL MOLIN (2002), também afirmam que os romanos utilizavam um material pozolânico proveniente da moagem de telhas e de tijolos cerâmicos em locais onde não havia a disponibilidade de tufos e cinzas vulcânicas.

Pozolana é um material natural ou artificial que contém sílica em forma reativa. Segundo a NBR 12653/1992, pozolanas são materiais silicosos ou silicoaluminosos que, por si sós, possuem pouca ou nenhuma atividade aglomerante, mas que, quando finamente divididos e na presença da água, reagem com o hidróxido de cálcio à temperatura ambiente para formar compostos com propriedades aglomerantes

Nos últimos anos, é crescente o interesse no uso destas pozolanas e de outros aditivos minerais, como substitutos parciais do cimento Portland para a produção de concretos e argamassas de alto desempenho, em função dos benefícios que essas adições podem trazer. No caso das argilas calcinadas, as mais utilizadas para a produção de pozolanas são as caulinitas, montmorilonitas e as ilitas, de acordo com SOUZA SANTOS (1992) apud OLIVEIRA et al. (2004).

A utilização de pozolanas nos compósitos a base de cimento Portland traz inúmeros benefícios às suas propriedades, tanto em relação à reologia no estado fresco quanto ao comportamento mecânico e de durabilidade no estado endurecido. Além disso, a substituição parcial do cimento por pozolana implica na economia de energia e na redução do custo de fabricação do cimento (MEHTA et al., 2008).

A reciclagem dos resíduos de construção e demolição, na forma de pozolanas artificiais, além de proporcionar melhorias significativas do ponto de vista ambiental, introduz no mercado um novo material com grande potencialidade de uso.

  1. Objetivos (EMPREGAR VERBO NO INFINITIVO: AVALIAR, CONHECER, ETC)

3.1 Objetivo Geral

        Este projeto tem como objetivo geral avaliar o potencial de utilização dos diferentes tipos de resíduos de construção e demolição como material pozolânico em argamassas no município de Tubarão.

3.2 Objetivos específicos

Para atender ao objetivo geral proposto, são os seguintes objetivos específicos a serem alcançados:

- realizar revisão bibliográfica sobre pozolanas artificiais e uso de resíduos de construção e demolição em argamassas e concretos;

- coletar e caracterizar os resíduos de construção e demolição típicos das obras da região;

- avaliar o potencial pozolânico dos resíduos coletados;

- realizar estudo experimental com os resíduos caracterizados em argamassas;

- avaliar as propriedades das diferentes argamassas executadas com os resíduos de construção e demolição relacionadas com a atividade pozolânica: resistência à compressão, impermeabilidade e consistência.

  1. Metodologia

Quanto aos objetivos, esta pesquisa pode ser classificada como um estudo exploratório, que, segundo Gil (2002), tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito.

        Quanto aos procedimentos técnicos, esta é uma pesquisa do tipo Estudo Experimental, que procura o aprofundamento de uma realidade específica através da simulação das condições reais através de um experimento. A pesquisa foi conduzida através da realização de ensaios de laboratório com propósito de avaliar a atividade pozolânica, a plasticidade e resistência à compressão das argamassas com incorporação de resíduos de construção e demolição.

As atividades práticas desta pesquisa foram realizadas no laboratório de Materiais e Solos do Curso de Engenharia Civil da UNISUL, Tubarão/SC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com