TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência dos diferentes tipos de brita na resistência à compressão do concreto

Por:   •  2/6/2016  •  Artigo  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 10

Influência dos diferentes tipos de brita na resistência à compressão do concreto

Influence of different types of gravel in concrete compressive and strength

Horácio Gomes1, Melquiades Pantoja2, Thiago Lira³

1Centro Universitário Adventista de São Paulo, Graduação Engenharia Civil

Est. Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4, CEP 13165-000, Engenheiro Coelho-SP-Brasil

e-mail: horaciogomesc@gmail.com.

2Centro Universitário Adventista de São Paulo, Graduação Engenharia Civil

Est. Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4, CEP 13165-000, Engenheiro Coelho-SP-Brasil

e-mail: mel.qui.nho@hotmail.com.

³Centro Universitário Adventista de São Paulo, Graduação Engenharia Civil

Est. Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4, CEP 13165-000, Engenheiro Coelho-SP-Brasil

e-mail: tlira@me.com

                                 

Resumo

Um típico senso comum se baseia em supor que o concreto não passa da variada mistura de areia, cimento, pedras e água, neste artigo argumentamos este pensamento, e refletimos que este pensamento, tem grande falta de conhecimento técnico.

O conhecimento teórico fornecido na engenharia civil consegue abordar sobre a eficiência do agregado que compõe o concreto quanto a um efeito determinado pela física, denominado compressão.

Evidentemente o canteiro de obra exige do profissional, saber detalhes específicos, sobre os materiais que ele tem que contemplar no seu trabalho, sendo assim manter conhecimento a respeito do melhor tipo de brita para ser aplicado em uma determinada situação estrutural, conduz o mesmo a consequentemente saber sobre o resistência mecânica do material concreto.

O efeito de um tipo de brita (que é um agregado comum a ser aplicado no composto do concreto), quando utilizado, gera a questão, que nível de resistência teremos com este padrão de britas, será este um patamar bom para nosso concreto na situação estrutural dele?  

Palavras-Chave: Conhecimento; obra; brita; agregado.

Abstract

A typical common sense is based on assuming that the concrete is but the varied mixture of sand, cement, rocks and water, in this article, we reflect and we argue that this thought has great lack of technical insight.

Theoretical knowledge provided in civil engineering can address on the added efficiency that makes up the concrete as an effect the physical basically called compression.

Of course the construction site requires professional know specific details about the materials he has to contemplate in their work, so keep knowledge about the best type of gravel to be applied in a particular structural, leads to the same result know on the strength of the concrete material.

The effect of a type of grit (which is a common aggregate to be applied in the present compound), when used, causes the issue, which we level of resistance with this standard gravel, this will be a good benchmark for our concrete in structural situation it?

Keywords: Knowledge, work, gravel, aggregate.

1  INTRODUÇÃO

O material definido pela engenharia civil como concreto, tem um composto que se destaca significativamente, o material do qual fazemos referência é o agregado brita, que tem suas classificações em tipos e usos quanto a serem aplicados em determinado concreto. Para os que têm uma visão técnica, o tipo de cimento é relevante para determinadas situações esperadas do concreto quando integralizado, ou seja, concluído, (no foco aqui) sendo a característica esperada, a sua resistência, mas não somente o cimento tem esta propriedade. Portanto a brita também demonstra seu mérito, fazendo com que corretamente adequada ao composto, consiga atingir grande resistência mecânica. O estudo deste agregado revela fatos positivos para a engenharia civil, como veremos, a contribuição deste material pode solucionar variadas questões dos desafios impostos ao profissional desta área. Aqui definiremos o elemento brita, e o fato da resistência característica do concreto, para explicar sobre o melhor ganho de resistência usando a influência da brita.

2    AGREGADOS – Brita

Brita ou pedra britada para construção civil, é o produto do processo de cominuição de vários tipos de rochas. Brita é um termo utilizado para denominar fragmentos de rochas duras, originários de processos de beneficiamento (britagem e peneiramento) de blocos maiores, extraídos de maciços rochosos (granito, gnaisse, basalto, calcário) com auxílio de explosivos. Os tipos de rocha utilizadas na produção de brita são: granito e gnaisse – 85%; calcário e dolomito – 10%; e basalto e diabásio – 5%.

O Estado de São Paulo responde por cerca de 30% da produção nacional. Outros importantes estados produtores são Minas Gerais (12%), Rio de Janeiro (9%), Paraná (7%), Rio Grande do Sul (6%) e Santa Catarina (4%). Quanto aos minerais, devem-se evitar rochas que predominem os minerais deletérios: micas (especialmente biotita e clorita, em percentagem superior a 20%), assim como, os óxidos, sulfetos e carbonatos em grãos grossos. É preferível rochas com ausência de minerais desagregados ou em decomposição (feldspato, micas e máficos). Trata-se de um material de uso amplo e diversificado na indústria da construção civil em aplicações como: concreto, pavimentação, edificações, obras civis (ferrovias, túneis, barragens), obras de infraestrutura (saneamento básico), segundo definição técnica de Tanno. (Sintoni, 2003).

A brita é a dona do maior volume no composto do concreto, as funções da brita no concreto basicamente são:

  • Contribuir com grãos capazes de resistir aos esforços solicitantes;
  • Resistir ao desgaste à ação de intempéries;
  • Reduzir as variações de volume de qualquer natureza;
  • Contribuir para a redução do custo do concreto.

Segundo dados compreendidos por parte geral da engenharia civil, os produtos de pedreira são:

Tabela 1: tipos de brita e sua utilidade

Agregado

Uso

Faixa granulométrica

Rachão primário

Base de pavimentações e gabiões

Ø 100 à 150 mm

Pedra britada n° 3

Concreto para fundações, lastros e pavimentações

Ø 25 à 50 mm

Pedra britada n° 2

Concreto estrutural e não estrutural

Ø 19 à 25 mm

Pedra britada n° 1

Concreto estrutural e não estrutural

Ø 12,5 à 19 mm

Pedrisco limpo

Blocos de concreto e pré-moldados, massa asfáltica

Ø 4,8 à 9,5 mm

Pó de pedra

Blocos de concreto e pré-moldados, massa asfáltica

Ø 0,5 à 9,5 mm

Fonte: Agregados – Miúdos e graúdos (BARBOSA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (411.6 Kb)   docx (804.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com