TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE DO TRABALHADOR – NUTRIÇÃO E VACINAÇÃO

Por:   •  23/2/2016  •  Ensaio  •  8.143 Palavras (33 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

A SAÚDE DO TRABALHADOR – NUTRIÇÃO E VACINAÇÃO

SALVADOR

2016

UNIFACS

A SAÚDE DO TRABALHADOR – NUTRIÇÃO E VACINAÇÃO

Trabalho apresentado pelo aluno ADRIANO DA SILVA DE JESUS, à prof.ª MARLENE MARTINS, como um dos requisitos para a obtenção parcial da nota referente a segunda unidade.

SALVADOR

2016


 

APRESENTAÇÃO

A Saúde Ocupacional vai muito além da consulta para admissão, periódico e rescisão do contrato de trabalho. É importante que as empresas desenvolvam programas de longo prazo, de acordo com a rotina do funcionário, a partir de campanhas que fomentem a saúde. E cada vez mais os empregadores têm percebido que a promoção da saúde dentro das organizações gera benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador.

 

A promoção e prevenção da saúde atua na qualidade de vida dos funcionários com ações simples como o desenvolvimento de programas para alimentação saudável, exercícios físicos regulares, prevenção de hipertensão, diabetes e obesidade, programas de saúde mental,  alívio do estresse e cansaço etc. O programa Saúde em Foco por exemplo, é realizado para que os funcionários acima do peso e, muitas vezes, com doenças como hipertensão e diabetes, façam acompanhamento com nutricionista nas dependências da empresa, durante o horário de trabalho. Com essas ações, educamos o empregado para buscar sempre uma qualidade de vida. É muito importante que a empresa se preocupe com a saúde do funcionário dentro e também fora do ambiente de trabalho.

 


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         6

1. A SAÚDE NUTRICIONAL DOS TRABALHADORES        7

1.1 Alimentação Coletiva no Brasil         9

1.2 Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT        15

1.3 Unidades de Alimentação e Nutrição - UAN        25

2. VACINAÇÃO OCUPACIONAL        27

2.1 Objetivos e importância        27

2.2 Vacinas disponíveis no Brasil        28

2.3 Calendários de vacinação ocupacional        29

2.4 Vacinação em situações especiais        30

2.5 NR 32 – (32.2.4.17 Da Vacinação dos Trabalhadores)        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS        35


INTRODUÇÃO

A saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são valiosos bens individuais, comunitários e dos países. A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo. A alimentação e nutrição constituem-se em requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. Muitas pesquisas da atualidade apontam que a melhor qualidade de vida do trabalhador resulta em maiores níveis de produtividade e oportunidades de desenvolvimento. Neste contexto, sabe-se que o aprimoramento da qualidade de vida está totalmente relacionado a uma alimentação adequada, tanto em nível de quantidade como de qualidade.

O conceito de uma alimentação saudável inclui na dieta os nutrientes importantes para o funcionamento do corpo e fornecimento de energia. Entre esses, destacam-se os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para o alcance desses nutrientes necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Sabemos que um dos mais graves problemas de saúde pública mundial da atualidade é a obesidade, que está em crescimento também no Brasil. Em consequência desse crescimento, doenças decorrentes da obesidade como o diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, dislipidemias, entre outras, também tem aumentado em todas as classes de trabalhadores. Nesse contexto, a educação alimentar deve ser pensada como um instrumento eficaz para evidenciar a importância da alimentação para a saúde, no intuito de se prevenir o aparecimento desses problemas.


  1. A SAÚDE NUTRICIONAL DOS TRABALHADORES

Muitas pesquisas da atualidade apontam que a melhor qualidade de vida do trabalhador resulta em maiores níveis de produtividade e oportunidades de desenvolvimento. Neste contexto, sabe-se que o aprimoramento da qualidade de vida está totalmente relacionado a uma alimentação adequada, tanto em nível de quantidade como de qualidade.

O conceito de uma alimentação saudável inclui na dieta os nutrientes importantes para o funcionamento do corpo e fornecimento de energia. Entre esses, destacam-se os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para o alcance desses nutrientes necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Sabemos que um dos mais graves problemas de saúde pública mundial da atualidade é a obesidade, que está em crescimento também no Brasil. Em conseqüência desse crescimento, doenças decorrentes da obesidade como o diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, dislipidemias, entre outras, também tem aumentado em todas as classes de trabalhadores. Nesse contexto, a educação alimentar deve ser pensada como um instrumento eficaz para evidenciar a importância da alimentação para a saúde, no intuito de se prevenir o aparecimento desses problemas.

Foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, o programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, que prioriza o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais. Este programa, estruturado na parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tem como unidade gestora a Secretaria de Inspeção do Trabalho / Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

O PAT tem como objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, a redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade. Para que isso ocorra, existe o Programa de Educação Alimentar, que visa estimular empresas a adotar um processo educativo permanente destinado a fazer do ato de alimentar-se no contexto do trabalho, uma fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida e produtividade aos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (344.5 Kb)   docx (394.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com