TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLDAGEM POR ARCO DE PLASMA

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4


Sumário

PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO DE PLASMA – PAW        3

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        HISTÓRICO        3

3.        DEFINIÇÕES GERAIS        3

3.1. PLASMA        3

3.2. TOCHA DE SOLDAGEM        3

4.        FUNCIONAMENTO        4

5.        EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS        5

6.        VANTAGENS        6

7.        DESVANTAGENS        6

8.        APICAÇÃO        6


PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO DE PLASMA – PAW

  1. INTRODUÇÃO

A chamada soldagem por arco de plasma ou PAW (Plasma Are Welding) é um processo de soldagem onde, pelo aquecimento de um gás (geralmente o gás de amônia), gera – se um arco constrito entre o eletrodo e a peça de trabalho. Tal arco produz a coalescência do material de trabalho. Este gás é aquecido a ponto de se tornar plasma e o correr o processo de ionização, tal processo concede ao gás propriedades elétricas condutivas e permitindo assim, a coalescência do material com contato com a tocha de soldagem.

  1. HISTÓRICO

Este processo foi introduzido à indústria em 1964, com a fama de apresentar um melhor controle na realização do processo de soldagem ao mesmo tempo em que oferece um consumo de corrente elétrica menor.

  1. DEFINIÇÕES GERAIS

        3.1. PLASMA

O plasma é o quarto estado da matéria, sua característica mais relevante para este processo é a sua alta capacidade de condução de corrente elétrica, decorrida do processo de ionização.

        3.2. TOCHA DE SOLDAGEM

A tocha de soldagem é o equipamento que irá gerar o arco elétrico para que o processo seja realizado.

  1. FUNCIONAMENTO

O processo de soldagem por plasma possui um funcionamento bem simples. Para a realização deste processo, são utilizados dois gases, um que será ionizado e que será responsável por conduzir a corrente elétrica (geralmente o gás de Amônia) e o outro que servirá como proteção. O gás utilizado para conduzir a corrente parte do tanque para o bocal interno da tocha, onde o mesmo rodeia o eletrodo. Este gás é fornecido sob alta pressão e é altamente aquecido pela tocha (devido ao contato direto com a corrente elétrica), se dispondo, portanto, no estado de plasma. O gás que é utilizado como proteção parte do tanque e circula pelo bocal externo da tocha (também chamado de bocal de proteção), sobre as mesmas condições do gás em plasma. Sua função é isolar o jato de plasma do resto do material que será soldado, a fim de garantir uma melhor qualidade do resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (88.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com