TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde E Seus Determinantes Sociais

Casos: A Saúde E Seus Determinantes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Resumo: A saúde e seus determinantes sociais

O artigo exposto reflete sobre os conceitos da saúde e seus determinantes diante das teorias e considerações de diversos autores. Partindo também, da análise de estudos para discussões e elaborações de intervenções ao combate das deficiências na saúde ocasionadas pelos determinantes sociais.

Existem diversos conceitos no tocante aos determinantes sociais da saúde, segundo a Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), são fatores econômicos, éticos, sociais, culturas, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus riscos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressam que os determinantes sociais da saúde (DSS) são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Enquanto que Nancy Krieger, deu uma definição com elementos de intervenção, afirmando que os DSS, são fatores e mecanismo através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação.

Existiram diversos paradigmas explicativos relacionados aos DDS, porem em meados do século XIX, com a urbanização e a industrialização acelerada, impulsionou a teoria miasmática, que conseguia relacionar os processos sociais com as práticas de saúde. Neste âmbito de vivência, este conceito foi de total importância para medidas aplicadas na saúde pública. Segundo Virchow,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com