TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE: UM CONCEITO PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE.

Por:   •  6/12/2016  •  Resenha  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE: UM CONCEITO PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE.

Rafael Policarpo Fagundes Badziak

Victor Eduardo Viana Moura

R. Saúde Públ. Santa Cat., ISSN: 2175-1323, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil, v. 3, n. 1, jan./jun. 2010.

Citações, pág.

Reescrever a citação com suas palavras

Palavra-chave

“Políticas de saúde públicas efetivas constituem o único meio de assegurar à população o acesso à saúde e, por conseguinte, minimizar as iniquidades sociais em saúde. No entanto, somente tomando-se a saúde como um direito de todos, situada dentro de um contexto amplo, influenciada por inúmeros determinantes sociais, será possível elaborar e executar tais políticas.” (pág.69).

Políticas de saúde públicas forma um único meio para garantir a população o acesso à saúde para diminuir as diferenças sociais em saúde. Somente uma gestão eficaz tornará a saúde acessível como direito de todos, dentro de um conjunto de circunstâncias como vários determinantes sociais, será possível realizar tais políticas.

Políticas de saúde públicas, saúde, iniquidades.

“Um dos grandes entraves relativos à discussão do direito à saúde consiste na definição do seu conceito. Os significados de saúde, doença e normalidade têm sido alvo de debates e polêmicas entre vários teóricos.” (pág.70).

Uma das grandes dificuldades relacionada à discussão do direito à saúde é formada pela definição do seu conceito. Muitos teóricos entram em discussão sobre a questão do real significado de saúde, doença e normalidades.

 Significado, discussão, saúde, doença.

“A doença sempre esteve presente na história da humanidade, e o modo como era encarada (como justificativa política, associada a aspectos religiosos ou como produto da desarmonia entre as forças vitais, por exemplo) determinava se havia necessidade de intervenção para um determinado evento, e qual seria tal intervenção (SCLIAR, 2007). Embora aparentemente tenha um cunho teórico exclusivo, o conceito de saúde se reveste de ampla importância, pois nele estão fundamentadas as políticas de saúde públicas e sua forma de execução.” (pág.70).

A doença era vista antigamente como decorrências de causas externas como consequência do pecado, da falta de equilíbrio harmônico, indicava se era necessário contribuírem a um evento e que tipo seria essa contribuição, mesmo tendo sido marcada por várias teorias reservadas, o conceito de saúde envolve grande importância, pois são comprovadas as políticas de saúde públicas e sua forma de realização.

Doença, consequência, pecado, equilíbrio harmônico.

“No estudo dos DSS, é mister compreender que sua vinculação com a saúde não é uma simples relação de causa e efeito, assim como essa relação de determinação não é constante, de tal modo, por exemplo, que uma sociedade com maior Produto Interno Bruto (PIB) não terá, necessariamente, melhores indicadores de saúde. Da mesma maneira, determinantes de saúde individuais não podem ser usados para explicar divergências em níveis de saúde entre diversas sociedades ou entre diferentes grupos de uma sociedade. Essas divergências estão relacionadas a fatores das iniquidades sociais” (BUSS e PELLEGRINI FILHO, 2007). (PÁG.72).

Ao estudarmos (DSS) Determinantes sociais de saúde é necessário que possamos compreender a ligação com a saúde não é uma simples relação de causa e efeito, assim como ela não é uma relação fixa, por exemplo, uma sociedade com um elevado valor de Produto Interno Bruto (PIB) não terá melhores indicadores de saúde devido ao aumento de diferenças entre as classes sociais e os níveis diferentes de saúde aumentar cada vez mais, da mesma forma os determinantes sociais individuais não poderiam ser usados para explicar essas diferenças nos fatores sociais.

Estudo, determinantes social de saúde, indicadores de saúde.


“Apesar de ser consenso que as características individuais, as quais incluem idade, sexo e fatores constitucionais, exercem ampla influência no estado de saúde dos indivíduos, a maioria dos autores as considera características imutáveis e em quais, portanto, não se pode intervir. Atualmente, no entanto, é conhecido o papel do meio ambiente sobre a expressão genética.” (pág.73).

A maioria dos autores considera que características individuais como idade, sexo juntamente com fatores genéticos e ambientais podem influenciar de maneira negativa a saúde do indivíduo, não podendo interferir na relação entre ambos a grande influência do meio ambiente com os fatores genéticos.

Autores, fatores genéticos e ambientais, influência, saúde.

“Na camada imediatamente externa estão inclusas as condições sociais e materiais nas quais as pessoas vivem e trabalham determinadas por vários setores, tais quais como moradia, educação, assistência à saúde e agricultura. Schrijvers et al (1998) demonstraram que parte da relação entre classe ocupacional e sua situação de saúde pode ser atribuída às diferentes distribuições de fatores de risco nas condições de trabalho e a um menor suporte social nas classes menos favorecidas.” (pág.74).

As pessoas vivem conforme suas condições sociais como moradia, educação, assistência à saúde e agricultura, mostra que a condição social e classe ocupacional têm grande influência na saúde, fatores de risco e nas condições de trabalho, ou seja, a diferença social aumenta prejudicando as classes menos favorecidas, sendo totalmente visível a deficiente qualidade de saúde.

Classes sociais, diferença social, qualidade, saúde.

“Essas condições de vida e trabalho, que também incluem outros elementos, como alimentação, saneamento básico e acesso à informação, são fortemente influenciadas pela posição social ocupada e, por conseguinte, a vulnerabilidade aos impactos ambientais também o é, mostrando que as iniquidades socioeconômicas devem ser combatidas a fim de assegurar o direito à saúde a todos.” (pág.75).

As diferenças socioeconômicas obrigatoriamente devem ser combatidas para garantir o direito de saúde e igualdades pra todos, pois as condições de vida e trabalho como alimentação, saúde, educação, segurança, saneamento básico, acesso a informação são totalmente influenciada pela posição social e por fim a fragilidade de impactos ambientes fortalece ainda mais a confirmação para o fim das iniquidades.

Diferenças socioeconômicas, combatidas, direito, saúde, igualdades.

“A saúde deve ser entendida como um direito social. As políticas públicas de saúde, portanto, não devem estar restritas a um conceito limitado de saúde ou à forma organizacional dos serviços, dicotomizada entre as ações de cunho coletivo e individual, e entre a prevenção e a cura.” (pág.76).

A saúde é um direito social.  As políticas de saúde não podem estar reduzidas a um conceito limitado, dividido apenas entre ações de caráter coletivo e individual, prevenção e cura, pois na verdade as politicas de saúde têm extensos e diversos aspectos dentro desse contexto.

Saúde, direito, politicas de saúde, diversos aspectos.

“Partindo-se de uma definição mais abrangente de saúde, não reduzida à esfera biológica do indivíduo, se fazem indispensáveis medidas integrais, que compreendam aspectos sociais e políticos. Além disso, novas perspectivas em saúde só serão alcançadas com a participação cidadã efusivas na definição e implementação de projetos de interesse geral.” (PUCCINI; CECILIO, 2004). (pág.76).

Apesar de uma ampla definição de saúde, pra conseguir eficácia e perspectiva de qualidade de saúde só alcançará esse objetivo com a participação fervorosa dos cidadãos na definição e implementação de projetos de interesse geral de todas as classes sociais, não reduzidos à esfera biológica do individuo.

Definição, saúde, participação, cidadão.

“A participação popular aparece como peça fundamental quando se considera a saúde como um direto social. Os determinantes sociais de saúde, por sua vez, constituem ferramentas não só para explicar as iniquidades em saúde, mas também um ponto de partida para combater as injustiças do acesso à saúde.” (Pág.77).

A saúde é um direito social e como tal a população tem um papel muito importante e fundamental, pois com ajuda dela e dos determinantes sociais podem combater as diferenças de saúde para a população e as injustiças ao aceso a saúde, podendo um dia garantir saúde igualitária para todas as camadas sociais.

Saúde, população, combater, injustiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com