TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE

Trabalho Universitário: TEORIA DOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  913 Visualizações

A Teoria dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS). Explique o sentido das camadas do diagrama/ modelo de Dahlgren e Whitehead.

O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, desde uma camada mais próxima dos determinantes individuais até uma camada distal, onde se situam os macros determinantes.

Apesar da facilidade da visualização gráfica dos DSS e sua distribuição em

camadas, segundo seu nível de abrangência, o modelo não pretende explicar com detalhes as relações e mediações entre os diversos níveis e a gênese das iniquidades. Como se pode ver na figura abaixo, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos que, evidentemente, exercem influência sobre seu potencial e suas condições de saúde. Na camada imediatamente externa aparece o comportamento e os estilos de vida individuais. Esta camada está situada no limiar entre os fatores individuais e os DSS, já que os comportamentos, muitas vezes entendidos apenas como de responsabilidade individual, dependentes de opções feitas pelo livre arbítrio das pessoas, na realidade podem também ser considerados parte dos DSS, já que essas opções estão fortemente condicionadas por determinantes.

Sociais - como informações, propaganda, pressão dos pares, possibilidades de

acesso a alimentos saudáveis e espaços de lazer etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com