TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  6/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO: Técnico em Óptica

TURMA: Tec. Ópt. 01

DISCIPLINA: Prevenção e Segurança do Trabalho / Higiene Ocupacional

PROFESSOR (A): Ernandes L. Mendes

ALUNO: José Raimundo Bastos Costa

PROVA

  1. Qual programa, ligado as normas NR 15 (atividades e operações insalubres) e NR 16 (atividades e operações perigosas) é responsável por alimentar o sistema da previdência social (INSS) referentes a aposentadorias especiais por tempo de serviço?

(c) LTCAT (laudo técnico das condições do ambiente de trabalho);

  1. Julgue o próximo item, acerca de saúde e segurança do trabalho.

Os conjuntos de medidas adotadas visando minimizar ou eliminar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador compreendem a segurança do trabalho.

 (a) Certo;

  1. O termo DORT ou LER refere-se a uma doença ocupacional que tem como principal causa o (a):

(d) Trabalho que exige esforços e movimentos repetitivos;

  1. Nos mecanismos geradores de acidentes do trabalho, uma situação considerada como ato inseguro é a seguinte:

 (d) Lubrificação, ajuste e limpeza de máquinas em movimento;

  1. Cabe ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego de acordo com a NR 6:

I. Fazer constar no EPI o número do patrimônio e o nome do responsável pelo EPI.

II. Recolher amostras de EPI.

III. Aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.

IV. Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e à qualidade do EPI. Estão corretas as afirmativas;

 (d) II, III e IV, apenas.

  1. Qual a importância das normas de segurança para a preservação da vida e da integridade física dos colaboradores dentro do seu ambiente laboral?

A segurança do trabalho tem como finalidade priorizar normas, procedimentos, atividades e práticas preventivas, que devem ser adotadas com o objetivo de melhorar o ambiente laboral e prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacional. A importância da Segurança no Trabalho se faz necessária como um fator de prevenção de acidentes e conscientização à todos os colaboradores da empresa. A segurança no trabalho deve ser valorizada todos os dias pelas empresas e seus colaboradores devido sua relevância e deve ainda ser praticada por todos aqueles que amam seu principal patrimônio: a própria saúde.

  1. Dentre os programas, PPRA, PCMAT, PCMSO e LTCAT, qual é o responsável por rastrear a saúde do colaborador, desde o momento da sua contratação até a sua demissão, justifique sua resposta?

O PCMSO é um programa de assistência médica, elaborado por médico do trabalho e implantado em sua empresa em benefício dos colaboradores, no que diz respeito à prevenção de danos causados à saúde por condições de trabalho adversas, ou agentes nocivos existentes no meio ambiente. Previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), determina que todas as companhias que admitam trabalhadores como empregados devem realizar uma série de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário. Esse programa tem como objetivo auxiliar o empregado a desenvolver suas atividades diárias de forma ética e correta, atendendo todas as necessidades dentro da empresa.

  1. Defina acidente de trabalho e apontes as suas principais consequências.

Conforme o art. 19 da Lei n° 8.213/91, é considerado acidente de trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, tendo como consequência a lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Qualquer que seja o acidente causado a um funcionário, é necessário que haja a confirmação de uma perícia médica, realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

  1. Sabemos que o acidente de trabalho traz enormes prejuízos para todos os envolvidos (governo, empregadores e colaboradores), desta forma aponte a importância da CAT dentro desse processo.

A importância do CAT reside, sobretudo, na formalização do fato, com vistas a garantir ao colaborador os direitos que são devidos a ele. Isto é, o CAT é um direito do trabalhador, previsto e regulamentado na legislação previdenciária. Pode-se dizer que o documento é a “porta de entrada” para alguns benefícios previdenciários, especialmente auxílio doença e auxílio acidente, podendo garantir uma assistência acidentária ou até mesmo uma aposentadoria por invalidez como resultado do ocorrido.

  1. Cite 4 normas de segurança, aponte o programa ligado a cada norma e indique a importância de cada programa dentro do processo de prevenção e segurança do trabalho

NR 2

A NR 2 estabelece que, no processo de abertura de um novo estabelecimento, é necessário que suas instalações sejam inspecionadas e aprovadas pelo órgão regional do Ministério do Trabalho. Se as instalações obtiverem a aprovação devida, a nova empresa recebe um Certificado de Aprovação de Instalações (CAI), que atesta que existem as condições necessárias ao perfeito funcionamento. Essa autorização é necessária não só na ocasião de abertura da empresa, mas também sempre que o local passar por modificações substanciais em sua estrutura ou equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com