TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]Ar

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Psicologia organizacional e do trabalho e gestão de pessoas        4

2.2        Comportamento, clima e cultura        5

3        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

        



  1. INTRODUÇÃO

A produção textual que segue no desenvolvimento do presente trabalho está relacionada com as questões propostas pelas atividades do semestre trazendo algumas análises e alguns conceitos no que tange ao comportamento cada vez mais estressante dos líderes de grandes empresas.

As respostas dizem respeito à psicologia organizacional e gestão de pessoas, além de abordar sobre a disciplina de comportamento, clima e cultura. Todas tratando como eixo central a vida agitada e comprometida com o trabalho única e exclusivamente por parte dos grandes chefes do executivo que colocam a vida profissional em primeiro plano se esquecendo da família e de si próprio. As problemáticas citadas no artigo para leitura acabam enfraquecendo além do próprio colaborador a empresa em que está inserido.

Dessa forma, o trabalho tem por objetivo tratar dos assuntos mencionados anteriormente fazendo análises dos comportamentos afetados pelo estresse da vida moderna, bem como observando seus impactos causados na parte física e mental.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Psicologia organizacional e do trabalho e gestão de pessoas

Todas as pessoas nascem com um bem muito valioso que se chama tempo, onde num trabalho, uma pessoa pode converter seu tempo em valor das mais diversas formas, mas sempre dispendendo esforço, seja ele prazeroso ou não. 

Embora o trabalho possa ser causa de prazer e satisfação, infelizmente, pode acarretar sofrimento e desencadear distúrbios, dependendo de fatores ligados ao ambiente, organização do trabalho e da estrutura interna de cada indivíduo. Dessa forma há uma demanda cada vez maior de atenção à saúde mental no trabalho dentro das organizações e a necessidade de uma intervenção no trabalho (OLBRZYMEK, 2014).

Com tudo isso, o estresse, que apesar de ser tão antigo quanto o homem, somente em 1992 foi catalogado como mal do século, sendo enquadrado pela OMS, como doença associada a resultados desastrosos, com várias alterações orgânicas, debilitando o binômio mente-corpo, é um dos principais motivos de consulta médica e queda de produtividade no trabalho Albert & Ururahy (apud SOUZA et al., 2002).

Uma característica importante que faz com que os executivos sofram no trabalho é o fato de viverem em grandes cidades, consideradas de ambiente hostil, inadequado para a realização psicossocial, com predominância do medo, tensão, ritmos de trabalhos acelerados, em busca de uma maior produtividade, exigindo-se o máximo.

Conforme relatado no artigo que dá nome ao título deste trabalho, o trabalho no mundo dos negócios hoje está relacionado às atividades que exigem dedicação 24 horas por dia dos profissionais mais graduados, responsabilidade por perdas e ganhos, prestação de contas a diversas pessoas (acionistas e, muitas vezes, chefes em outros países) e capacidade para enfrentar situações de grande tensão sem jamais denunciar nenhum sinal de fraqueza. Daí as causas de estresse diagnosticado na grande maioria dos executivos do topo.

        Com todos esses problemas advindos do meio empresarial é que atualmente as empresas estão investindo mais na saúde mental dos funcionários. Segundo Olbrzymek (2014) “cuidar das pessoas é uma das preocupações das organizações modernas. O cuidado e a atenção ao capital intelectual da empresa faz parte da estratégia das empresas inteligentes deste século”. Por isso a importância das atividades de gestão de pessoas voltadas à estratégia organizacional colocando à disposição de quem quer a mudança atividades que auxiliem a motivar e orientar as pessoas da organização para a maximização do alcance dos objetivos organizacionais, não esquecendo as pessoas como indivíduos, com seus objetivos de vida, profissionais e pessoais.

2.2 Comportamento, clima e cultura

Os comportamentos e atitudes que os colaboradores vivenciam no seu dia-a-dia com relação aos outros e com a empresa propriamente dita podem levar a certos impactos na empresa levando-a ao mau funcionamento.

Hoje a tendência no mundo empresarial é a imposição de valores visando à subjetivação, à pressão psicológica que engendram sentimentos que vão criar novas condutas e novas culturas, pela disseminação do medo, a insegurança e a incerteza, o apagamento da justiça como valor fundamental, o individualismo que se sobrepõe a solidariedade (CAMARGO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com