TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança no Trabalho

Por:   •  18/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

SEGURANÇA NO TRABALHO

Acidentes de trabalho: Ocorre no trabalho, gerando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da mestria para o trabalho. Lesão corporal é o fruto de qualquer agressão. Perturbação funcional é a perda da ação de qualquer parte do corpo, órgão ou sentido.

Agentes agressores à saúde: Agentes químicos: decorrentes do processo de matérias-primas, como: poeiras, gases e vapores. Agentes físicos: decorrentes de equipamentos produtivos, como: ruídos, temperaturas extremas e radiações. Agentes biológicos: oriundos da transformação e modificação de seres vivos microscópicos, como: bactérias, fungos, vírus, etc.

Equipamentos de proteção individual e coletiva: EPI: protetores auriculares para a proteção auditiva; máscaras para a proteção respiratória; viseiras para a proteção visual; capacetes para a proteção da cabeça; luvas para a proteção das mãos; botinas para a proteção dos pés; cintos de segurança para a proteção contra quedas. EPC: são equipamentos utilizados para a segurança coletiva, quando realizam certa atividade. Esses equipamentos não são necessariamente de proteção de um grupo, muitas vezes, são de uso coletivo, como: placas sinalizadoras, avisos, sensores de máquinas, corrimão, etc.

Normas básicas de segurança: Conjunto de requisitos e métodos para segurança e medicina no trabalho, prática obrigatória para as empresas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela CLT. Como por exemplo: uso do guarda-pó; uso de sapato fechado.

Orientações de prevenção de acidentes: Sinalização e placas de aviso; organização do ambiente; participar dos treinamentos oferecidos pela empresa; cumprir as normas de segurança adotadas pela empresa; usar equipamentos de segurança.

Mapa de riscos: Evita a ocorrência de acidentes e garante a segurança da equipe durante a prática do trabalho diário.

Inspeções de segurança: Tem o objetivo de detectar as possíveis causas que possam gerar a caso de acidentes, buscam tomar medidas que eliminem os riscos de acidentes de trabalho. Desta forma, as inspeções são feitas em busca de: métodos de trabalhos inadequados; riscos ambientais.

Sinalizações de segurança: Serve para prevenção de acidentes:

Cor Vermelha: identifica equipamentos de combate a incêndio e portas de emergência;

Cor Amarela: indica cuidado. Usada em: corrimões, parapeitos, pisos e portas de elevadores;

Cor Branca: usada em: faixas de segurança, setas de sinalização e circulação, etc;

Cor Preta: identifica coletores de resíduos, exceto os de serviços de saúde;

Cor Azul: utilizada para indicar uma ação obrigatória, como determinar o uso de EPI;

Cor Verde: indica segurança. Identificando a localização de caixas de primeiros socorros, etc;

Cor Laranja: indica perigo. Usada em: partes móveis e perigosas de máquinas;

Cor Púrpura: indica os perigos das radiações eletromagnéticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com