TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança no Trabalho

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS ALGOTIMOS E PROGRAMAÇÃO

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

ALEX ALVES

PROFª. Marcia

RONDONÓPOLIS - MT ABRIL 2013

Noções de Algoritmos:

Algoritmos e uma sequencia lógica, de passos que levam a solução de um determinado problema. Ele esta presente em todas as tarefas do nosso cotidiano como uma simples receita de bolo, sendo mais especifico uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa.

Pseudo Linguagem:

Pseudo linguagem (ou pseudocódigo) é uma forma de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples, de forma a ser entendida por qualquer pessoa sem necessidade de conhecer nenhuma linguagem de programação, é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para representar um algoritmo. Como o nome indica, um pseudocódigo não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmo e não no formalismo da sua representação, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador), de outra forma, deixaria de ser pseudo.

Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entendê-los.

Estrutura de um Programa

Um programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro até encontrar uma que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.

Como é de conhecimento, um algoritmo deve possuir três características principais para poder ser executado, que são:

Inicio

Meio

Fim

Um programa em C é constituído de funções, podendo ter apenas uma ou várias.

A função que inicia a execução do programa é chamada main(), essa sempre obrigatória em C.

Logo após a função main() , teremos as “{ }” .

{ equivale ao Início em portugol;

} equivale ao Fim em portugol;

Entrada e saída de dados ou informações

Nessa parte do algoritmo serão apresentadas as informações necessárias para que o programa possa trabalhar.

As variáveis são espaços reservados na memória do computador para poderem ser usadas no decorrer do programa, elas devem possuir nome e tipo. O nome de uma variável recebe o nome de identificador.

Os 4 principais tipos de variáveis são:

Inteiro: qualquer número inteiro negativo, nulo ou positivo;

Real: qualquer número inteiro negativo, nulo, positivo ou decimal;

Caracter: caracteres alfanuméricos (acb123, delta#3, rua, etc..);

Lógico: valor lógico verdadeiro ou falso.

O Ponto e vírgula ( ; )

Segue a ideia de “limite de processamento”, ou seja, o programa apenas executará a ação que está depois do ponto e vígula ( ; ) se a ação que esta antes foi executada corretamente. Pela sua função, seu uso é obrigatório.

A função printf()

É uma função presente na biblioteca, ela está relacionada à saída padrão do sistema operacional, geralmente o vídeo. Ela tem a função equivalente ao Escreva do portugol e deve obedecer as regras de linguagem da programação, ou seja: printf(“digite seu texto”);

A função scanf()

Também é uma função que está presente na biblioteca e está relacionada à leitura das variáveis, é equivalente ao leia do portugol.

Estrutura Condicional Simples

Comandos que permitem decidir quais ações executar com base no resultado de uma expressão condicional, ou seja, uma determinada ação só será realizada se uma condição for atendida.

SE : ação só será executada SE a condição for atendida;

ENTAO : continuação do comando SE, ou seja, SE a ação foi atendida ENTAO execute.

Comentários:

É bom poder acrescentar num programa linhas de texto que não serão tomadas em conta pelo compilador. Estas linhas de textos são precedidas geralmente por instruções especiais que assinalarão ao compilador para ignorá-las.

Os comentários servem para esclarecer um programa, dando explicações. Servirão se, por acaso, outra pessoa tentar compreender o funcionamento do programa lendo o ficheiro fonte, para a pessoa que o criou se por acaso reler o ficheiro fonte alguns anos após tê-lo escrito.

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.

Tipos Básicos:

Os dados podem assumir cinco tipos básicos em C que são:

• Char: Caráter: O valor armazenado é um caractere. Caracteres geralmente são armazenados em códigos (usualmente o código ASCII).

• Int: Número inteiro é o tipo padrão e o tamanho do conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com