TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Nos Dias De Hoje

Artigo: A Sociedade Nos Dias De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  2.351 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é esclarecer de forma correta e objetiva dentro dos estudos e pesquisas realizadas com o apoio de sites e livros. O grande volume de informação que podemos obter no mundo de hoje e como usamos esses “dados” na nossa sociedade de hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

Com base no artigo “ HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR” podemos ver claramente todos os atos ilegais de privacidade não só nos dados pessoais, mas também na integridade do funcionário, e é com base nesse acontecimento posso dizer que os valores da ética e segurança da informação não foi levado em consideração pela empresa em benefício próprio, para que, a própria se assegure dos motivos que levou a grande quantidade de funcionários afastados pelo mesmo motivo.

Os valores que não foram adotados foi a ética profissional para com os funcionários e também o sigilo de informações pessoais e também os direitos de privacidade que é inviolável.

A política adotada de afastamento do funcionário que gerou a ação de violação de privacidade foram por motivos de saúde, e isso despertou a desconfiança da empresa para com a veracidade das informações prestadas pelos funcionários para que pudessem permanecer condição de afastamento. A empresa agiu de forma irresponsável e criminalmente violando não só os direitos dos funcionários mas também ferindo a ética e a moral fazendo com que a reputação da empresa fosse alvo de desconfianças e opiniões negativas no mercado.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir um grau de informação, usam essas informações de forma irregular causando danos como violar a ética e a privacidade que é um direito de todos. (SOUZA, 2001, p. 39).

Assim, é importante definir que a sociedade da informação é um termo que também pode ser chamado de sociedade do conhecimento ou nova economia, é consequência da explosão informacional que é caracterizada sobretudo pela aceleração dos processos dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento.

Contudo um dos benefícios que a sociedade da informação e conhecimento pode trazer para as pessoas é a possibilidade de uma empresa poder trabalhar em casa ou noutro local através de um terminal móvel, perto da sua residência, evita um gasto diário financeiro e de tempo em transportes, com benefícios ambientais evidentes, permitindo a flexibilização total do horário de trabalho de forma a que se estabeleça uma melhor integração com os restantes aspectos da vida de cada um. E para as empresas seria no contexto do comércio eletrônico, beneficiar do mesmo nível de proteção que há hoje dispõe no comércio tradicional, reforçando a sua confiança na utilização das redes digitais através da segurança das transações, dos pagamentos e do combate às diferentes formas de pirataria informática.

Um dos problemas trazidos é o avanço tecnológico em decorrência do seu mau uso, acarreta inúmeros malefícios para a sociedade, como por exemplo a questão de desemprego, consequência da substituição do homem pelas máquinas e da exigência de qualificações.

3 CONCLUSÃO

Temos tantas informações que esquecemos do já existe. A cada época que passa mudamos juntos com nossos pensamentos, nunca ficamos do mesmo jeito que éramos ontem. As leis de hoje não correspondem mais com a realidade que vivemos. Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações e com tudo que foi citado no início, hoje as conclusões a tirar são complexas e pouco exatas. Se por um lado as criações lhe conferem um melhor modo de vida (como a criação de transportes, comunicações, etc.) são precisamente estas criações que destroem (a poluição, desemprego, etc.)

Assim, assistimos a um desenvolvimento tecnológico, independente e autónomo, sem necessitar de ser controlado pelo homem (o seu criador). Ou como mais recentemente a ciência nos afirma “o desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não o consegue alcançar.”

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »