TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As normas da sociedade nos dias atuais

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Augusto Dahmer

AS NORMAS DE SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS

Resenha crítica apresentada na disciplina de Direito Civil I, do Curso Universitário UNIVATES, para complementação da nota do 1° Semestre

Professora: Beatris Francisca Chemin

Lajeado, abril de 2016


AS NORMAS DE SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS

Com o desenvolvimento técnico-científico que vem ocorrendo nos últimos anos, a sociedade também vem passando por mudanças. Vem ocorrendo uma reestruturação na maneira com que a sociedade se organiza, com transformações na convivência, no comunicação e na estrutura das relações hierárquicas, tanto na esfera pública quanto na privada.

No artigo “Respeito à autoridade e às regras são requisitos da vida em sociedade”, publicado na revista Consultor Jurídico no dia 19 de julho de 2015, o autor Vladimir Passos de Freitas, Desembargador Federal aposentado e professor doutor da PUC/PR, comenta sobre o efeito que essa ideia de reorganização da autoridade e da hierarquia vem causando na sociedade brasileira.

O autor se posiciona afirmando que essa flexibilização das hierarquias sociais, apesar dos aspectos positivos que ela traz a administração pública e privada, está gerando uma situação de desrespeito às normas de respeito e convivência social. Ele dá como exemplo, entre outros, os professores, tanto de escolas públicas quanto privadas, que deixam de aplicar a disciplina a seus alunos por medo de reação de alunos ou pais, e compara o Brasil a países como Chile e EUA, países econômica e socialmente mais desenvolvidos, onde apesar da dinamização da hierarquia e da autoridade em diversos setores da sociedade, o respeito às regras de convivência ainda é seguido e as normas sociais são aplicadas pelas autoridades públicas.

Ao mencionar as causas dessa situação de desrespeito e falta de convivência, Vladimir coloca entre elas os graves e frequentes casos de corrupção que ocorrem nas mais altas esferas da sociedade brasileira, que levam a população a uma crença na inerência dessa corrupção, causando descrença nas autoridades e aceitação passiva desse tipo de violação.  Além disso, o autor também menciona a importância da educação dentro de casa, necessária para criar desde o início uma população com uma cultura de respeito à autoridade e ao outro.

Nada do que o autor comentou pode ser considerado uma ideia revolucionária ou mesmo nova ou desconhecida. Praticamente toda a população diz ser contra a todos esses casos de desrespeito, do mais mundano e frequente até os absurdos crimes cometidos por muitos dos representantes eleitos pela população em todas as esferas da administração civil. E apesar disso, todos esses desrespeitos ainda ocorrem: pessoas ainda estacionam em vagas reservadas à deficientes, ainda furam a fila, ainda tentam fugir de seus deveres como cidadãos, e milhões de reais continuam a serem roubados dos cofres públicos todos os dias. Por quê?

Uma grande parte da população brasileira, além de não seguir as normas de convivência civilizada e cometer diversas violações e atos de desrespeito quando há uma vantagem a ser obtida, por menor que seja, é hipócrita. São muitas as pessoas que protestam contra a corrupção dos políticos e exigem educação, saúde e segurança, mas passam por cima dos outros sem pensar duas vezes quando são eles que têm de cumprir alguma norma. Coisas como furar a fila, estacionar em local proibido (“É só um minutinho...”), ficar com o troco a mais que o caixa deu por acidente (“Tem gente que rouba muito mais, por que eu é que tenho que devolver?”) e desrespeitar autoridades (“Aqui a justiça não funciona, gente rica não vai presa!”) são tristemente comuns no nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com