TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As normas da sociedade nos dias atuais

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

Augusto Dahmer

AS NORMAS DE SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS

Resenha crítica apresentada na disciplina de Direito Civil I, do Curso Universitário UNIVATES, para complementação da nota do 1° Semestre

Professora: Beatris Francisca Chemin

Lajeado, abril de 2016


AS NORMAS DE SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS

Com o desenvolvimento técnico-científico que vem ocorrendo nos últimos anos, a sociedade também vem passando por mudanças. Vem ocorrendo uma reestruturação na maneira com que a sociedade se organiza, com transformações na convivência, no comunicação e na estrutura das relações hierárquicas, tanto na esfera pública quanto na privada.

No artigo “Respeito à autoridade e às regras são requisitos da vida em sociedade”, publicado na revista Consultor Jurídico no dia 19 de julho de 2015, o autor Vladimir Passos de Freitas, Desembargador Federal aposentado e professor doutor da PUC/PR, comenta sobre o efeito que essa ideia de reorganização da autoridade e da hierarquia vem causando na sociedade brasileira.

O autor se posiciona afirmando que essa flexibilização das hierarquias sociais, apesar dos aspectos positivos que ela traz a administração pública e privada, está gerando uma situação de desrespeito às normas de respeito e convivência social. Ele dá como exemplo, entre outros, os professores, tanto de escolas públicas quanto privadas, que deixam de aplicar a disciplina a seus alunos por medo de reação de alunos ou pais, e compara o Brasil a países como Chile e EUA, países econômica e socialmente mais desenvolvidos, onde apesar da dinamização da hierarquia e da autoridade em diversos setores da sociedade, o respeito às regras de convivência ainda é seguido e as normas sociais são aplicadas pelas autoridades públicas.

Ao mencionar as causas dessa situação de desrespeito e falta de convivência, Vladimir coloca entre elas os graves e frequentes casos de corrupção que ocorrem nas mais altas esferas da sociedade brasileira, que levam a população a uma crença na inerência dessa corrupção, causando descrença nas autoridades e aceitação passiva desse tipo de violação.  Além disso, o autor também menciona a importância da educação dentro de casa, necessária para criar desde o início uma população com uma cultura de respeito à autoridade e ao outro.

Nada do que o autor comentou pode ser considerado uma ideia revolucionária ou mesmo nova ou desconhecida. Praticamente toda a população diz ser contra a todos esses casos de desrespeito, do mais mundano e frequente até os absurdos crimes cometidos por muitos dos representantes eleitos pela população em todas as esferas da administração civil. E apesar disso, todos esses desrespeitos ainda ocorrem: pessoas ainda estacionam em vagas reservadas à deficientes, ainda furam a fila, ainda tentam fugir de seus deveres como cidadãos, e milhões de reais continuam a serem roubados dos cofres públicos todos os dias. Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com