TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia De Durkheim

Trabalho Escolar: A Sociologia De Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS:

Questão 1: Para Durkheim, a Sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim o campo da morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações, das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.

Questão 2: Segundo Durkheim, fato social consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.

Questão 3: Em primeiro lugar recomenda tratar o fato como “coisa”, submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social; o cientista deve afastar-se da subjetividade e prenoções, enfocando com objetividade o fato, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.

Questão 4: É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.

Questão 5: Como os positivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.

Questão 6: Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.

Questão 7: Não só para Durkheim mas para muitos outros estudiosos, entre eles Rousseau, também atribuíram a educação um papel relevante na integração do indivíduo à sociedade, pois cabe a educação a tarefa de passar valores culturais e éticos necessários para a manutenção da normalidade (ordem) social.

Questão 8: Fila de desemprego.

Questão 9: É normal. Existe em todas as sociedades e varia em função de fatores que independem da vontade dos indivíduos dessas sociedades.

Questão 10: Consciência coletiva é o conjunto de valores, crenças, normas que têm um caráter geral e coletivo. Não individual. Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independe daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos tenham sua consciência individual, seu modo de comportar e interpretar a vida, no interior de qualquer grupo ou sociedade, “obedecem” à formas padronizadas de conduta e pensamento.

Questão 11: A- Os sentimentos inatos não seriam fruto da coerção social, mas, a forma como os tomamos e lidamos são frutos da educação, da moral e dos costumes de uma sociedade.

Questão 11: B- Que esse sentimento fosse encontrado em toda e qualquer sociedade humana e que fosse invariável durante o tempo, ajustando-se apenas às especificidades de cada tipo social.

Questão 12: -O aumento da fome em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com