TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Sociologia (Durkheim, Marx e Weber)

Por:   •  29/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

DURKHEIM

É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais. Ou seja, são fatos sociais as formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas, bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).

  1. Para Durkheim, os fatos sociais possuem 3 características. São elas:
  • obrigatoriedade (ou coercitividade): é a força que os fatos sociais exercem sobre o indivíduo, isto é, condiciona as pessoas a seguirem regras e normas da sociedade independente da vontade ou escolha do indivíduo;
  • generalidade: os fatos sociais se repetem e se manifestam em todos os indivíduos ou na maioria deles, isto é, se expressam de forma comum ou geral ao grupo social ou a sociedade. A exemplo temos o idioma (comunicação), o casamento, etc.
  • exterioridade: os fatos sociais atuam independentes das vontades e escolhas do indivíduo (o termo exterior se refere a isso). Os costumes, as leis, as regras que são colocadas pela sociedade. Ao nascermos, as normas e regras já existem na sociedade atuando de forma coercitiva/obrigatória sobre os indivíduos de geração em geração condicionando valores, costumes, etc. Como exemplo temos a família e escola.

  1. Para Durkheim, o crime é um fato social, já que acontece em todas as sociedades, independentes da cultura, do histórico e da temporalidade. Ele ainda afirma que o crime é normal porque uma sociedade que dele estivesse isenta seria inteiramente impossível.                                                                      
  1. Consciência Individual: é a personalidade. Conjunto de traços mentais e emocionais que identificam um indivíduo e o distinguem de todos os outros.
    Consciência Coletiva: conjunto de crenças e sentimentos comuns dos membros de determinada sociedade. Forma um sistema determinado com vida própria.[pic 1]

Para Durkheim, os laços que unem os indivíduos à sociedade são designados pelo termo solidariedade.

  1. Solidariedade Orgânica: é aquela marcada pela diferença (divisão social do trabalho, sociedades complexas).
    Solidariedade Mecânica: é aquela marcada pela semelhança (sociedade primitiva).

  1. Durkheim definia a Sociologia como a ciência das instituições, da sua gênese, do seu funcionamento e o seu estudo se dava pelos fatos sociais. O objeto da Sociologia seriam os fatos sociais, que apresentam existência própria, externa aos membros da sociedade.
  1. Nas sociedades simples (solidariedade mecânica), o crime atinge todos os indivíduos. Já nas sociedades complexas (solidariedade orgânica), o crime atinge apenas as pessoas diretamente ligadas à vítima.

Suicídio: todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado.

Por meio da análise de dados estatísticos, Durkheim verificou que há uma regularidade na taxa de suicídio no transcurso de um determinado período. Tais dados, ao serem cruzados com variáveis (sexo, religião, idade, estado civil, etc.) revelaram as características sociais dos suicidados, possibilitando explicações sobre as determinações sociais que influenciam/causam o ato do suicídio.

Durkheim explorou as diferentes taxas de suicídio entre protestantes e católicos, argumentando que o controle social mais forte entre os católicos resulta em taxas de suicídio mais baixas. Ele também descobriu que essas taxas eram maiores entre os homens do que mulheres, maior para aqueles que são solteiros do que aqueles que são casados, maior para as pessoas sem filhos do que pessoas com crianças, maior entre os soldados do que entre os civis, e mais elevados nos tempos de paz do que em tempos da guerra.

Há, basicamente, os seguintes tipos de suicídio:

  • Suicídio Egoísta: é um ato que se reveste de individualismo extremado. Em que sendo fracos os laços entre o indivíduo e os outros, nada impede o indivíduo de terminar a vida em momento de desespero. É o predominante nas sociedades modernas.
  • Suicídio Altruísta: em que o indivíduo estando extremamente ligado à sociedade acaba por não ter vida própria. Temos como exemplo os kamikazes japoneses e atos terroristas praticados por fanáticos religiosos e extremistas políticos.
  • Suicídio Anômico: acontece quando as normas sociais e leis que governam a sociedade não correspondem aos objetivos de vida do indivíduo. Uma vez que o indivíduo não se identifica com as normas da sociedade, o suicídio passa a ser uma alternativa de escape. Exemplos são aqueles durante crises sociais, como o desemprego ou processos de transformações sociais, como a modernização.
  • Suicídio Fatalista: em que a regulação social é completamente imposta ao indivíduo e a única forma de ficar livre de tal estado é cometer suicídio. Temos como exemplos os presos condenados a pena extensa e escravos.


MARX

  1. Mais Valia: a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. É, portanto, a base de exploração do sistema capitalista sobre o trabalhador.

Ao se dedicar em compreender a organização da sociedade capitalista e sua estrutura social, Marx percebeu que a sociedade poderia ser dividida em infraestrutura e superestrutura.

  1. Infraestrutura: trata-se das forças de produção, compostas pelo conjunto formado pela matéria-prima, pelos meios de produção e pelos próprios trabalhadores. Ou seja, trata-se da base econômica da sociedade, onde se dão as relações de trabalho. Estas, são marcadas pela exploração da força de trabalho no interior do processo de acumulação capitalista.
    Superestrutura: é fruto de estratégias dos grupos dominantes para a consolidação e perpetuação de seu domínio. Trata-se da estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica (Estado, religião, artes, meios de comunicação, etc.).

  1. Fetichismo da Mercadoria: é a percepção das relações sociais envolvidas na produção, como as relações econômicas entre o dinheiro e as mercadorias negociadas no mercado.

  1. Alienação: A palavra alienação vem do Latim “alienus”, que significa “de fora”, “pertencente a outro”. A alienação é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade. Karl Marx usou o termo para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que produzia. A alienação na sociologia de Marx é descrita também como um momento onde os homens perdem-se a si mesmos e a seu trabalho no capitalismo.
  1. Materialismo Histórico: aquilo que os indivíduos são depende da produção material de suas vidas. A produção (e a troca de produtos) é a base de toda a ordem social.
  1. Modos de Produção: é a maneira como se organiza a produção material em um dado estágio de desenvolvimento social. Essa maneira depende do desenvolvimento das forças produtivas e da forma das relações de produção.
    Meios de Produção: são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si. Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produção: instalações prediais e infraestrutura. Os objetos de trabalho são os elementos sobre os quais é aplicado o trabalho humano (recursos naturais).


WEBER

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com