TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dever de Sociologia - Durkheim

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

UnB – Universidade de Brasília

Aluma: Drika Torres Cruz

Matrícula: 160026920

Exercício de Sociologia

  1. Defina o que Giddens define por sociologia.

A sociologia é de suma importância no hodierno, uma vez que estuda os fenômenos sociais da vida humana, englobando grupos e sociedades, ao estudar as populações e as singularidades de cada uma, focando, principalmente, em quesitos culturais e do cotidiano, ou seja, o comportamento do ser humano em seu meio social. O estudo pode variar desde a individualidade até o coletivo, como o impacto das tecnologias na vida moderna. A sociologia é considerada uma ciência pois utiliza de métodos de investigação sistemática e a avalia os dados por meio de argumentos lógicos.

  1. A partir de Giddens, como um problema de ordem social pode ser tornar um problema de ordem sociológica? Explique o contexto com base no exemplo por ele dado, a saber: o café.

De acordo com o texto, o café é mais do que apenas uma bebida para algumas sociedades, ou seja, faz parte religiosamente da rotina de alguns(na hora de do café da manhã, por exemplo, e em outras ocasiões ao longo do dia), tornando-se também um meio para efetivar o convivio social, uma vez que pessoas combinam de sair para ‘‘tomar um café” sendo que o interesse é maior em encontrar um ao outro do que efetivamente beber o café. Além disso, café é uma droga considerada legal, pela participação no cotidiano, assim como o álcool, enquanto outras drogas, a maconha, por exemplo, é considerada ilegal dependendo da sociedade a qual está inserida. Complementar a isso, o café também tem significativa importância no mercado, uma vez que na década de 30 foi um dos produtos que impulsionou a economia brasileira, tornando-se a base para a industrialização que teve seu auge na era Vargas; também remete ao processo de colonização europeia nas américas.

  1. Qual o significado de imaginação sociológica?

Termo criado pelo sociólogo Charles Wright Mills, consiste em analisar o comportamento humano além do senso comum, ver com olhos diferente dos cotidiano; para a análise do problema é fulcral o indivíduo se situar em um determinado período, num quadro histórico e em uma realidade social, ou seja, é necessário certo distanciamento, em outras palavras, analisar algo diferente dos conceitos ao qual conviveu por toda a vida(vê-lo como se fosse algo desconhecido).

  1. Explique o conceito de ‘‘estrutura social”?

Refere-se ao fato que o contexto social ao qual o indivíduo está inserido não foi estabelecido de maneira aleatória, e sim com certas padronizações, com regularidades no comportamento e na maneira de se relacionar com os outros. A sociedade humana está em constante processo de reestruturação.

  1. Apresente os aspectos da sociologia que podem contribuir para nossa leitura da realidade social.

A sociologia amplia a visão do mundo, fazendo o estudante passar a enxergar de maneira diferenciada a qual existe no cotidiano, fazendo não observar a própria realidade social como a das pessoas que cercam cada indivíduo, fortalecendo assim uma consciência social. Nessa perspectiva, o estudo sociológico também colabora na análise de políticas públicas implantadas. Complementar a isso, o estudo também dispõe de um auto-esclarecimento, sobre a maneira como o ser humano age e como a sociedade funciona em sua totalidade, podendo acarretar assim em um benefício próprio.

  1. Por que a sociologia não apresenta um corpo de ideias que todos aceitam como válidos?

Porque a sociologia foca em estudar o ser humano, tarefa bastante complexa, uma vez que cada ser e cada sociedade tem suas idiossincrasias.

  1. Qual é a importância da dupla revolução para o surgimento da sociologia?

Toda revolução industrial é precedida de uma revolução burguesa, portanto tanto a Revolução Francesa e quanto a Revolução Industrial mudaram de maneira significativa as relações sociais, uma vez que uma demonstrou uma outra forma de governar, fora do absolutismo e agora com a república, chegando assim a uma ideia de democracia, com seu lema de “igualdade, liberdade e fraternidade”; e a outra industrializou a sociedade humana, fazendo o ubarno crescer em detrimento do rural, mudou as relações do trabalho com a maquinização, mas mesmo assim a exploração do ser humano era enorme, quase em regime de escravidão, com péssimas condições de trabalho, principalmente em mineradoras. Todas essas mudanças na sociedade serviram como combustível para a sociológia, pois a sociedade mudou de uma maneira sem precedentes, rompendo com o modelo de vida tradicional.

  1. Explique de forma sintética a perspectiva dos intelectuais e fundadores do pensamento sociológico.
  1. Augusto Comte

Inventor da palavra “sociologia”, Comte almejava distinguir suas entendimentos dos demais, usando assim uma visão postivista, querendo aplicar à sociologia os mesmos métodos científicos como nas outras ciências. Afirmava que a sociologia deveria ater-se aos fenômenos observáveis. De acordo com Comte, foram necessários três estágios para entender o ser humano: o teológico, no qual os pensamentos são guiados por meio de preceitos religiosos; o metafísico, no qual a sociedade é vista em termos naturais e não sobrenaturais; e por fim o positivo, no qual são aplicadas teorias científicas no meio social. Ao final da sua carreira, Comte propôs que a sociedade deveria abandonar a fé e focar em questões científicas. Ele preocupava-se com a sociedade a partir da análise das desigualdades sociais provocadas pela Revolução Industrial e a ameaça a coesão social, sua solução seria uma produção de consenso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com