TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – DURKHEIM

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – DURKHEIM


1. Em seu livro A divisão do trabalho social Durkheim nos informa que O laço de solidariedade social a que corresponde o direito repressivo é aquele cuja ruptura constitui o crime; chamamos com este nome todo ato que, num certo grau, determina contra seu autor aquela reação característica que se denomina pena? Responda: Identifique com clareza qual é o procedimento metodológico usado por Durkheim neste caso.

O crime é considerado por Durkheim um fato social não patológico, onde a generalidade do fato social representa a vontade coletiva e a mesma ideia sobre determinada questão. Durkheim usa também da teoria da consciência coletiva para explicar que apesar de cada pessoa possuir seus próprios pensamentos, ou seja, poderem cometer crimes, há na sociedade padrões de conduta e pensamento que devem ser seguidos sendo cabíveis de pena. Entretanto, Durkheim não considera que o crime ocorra de forma absoluta. Ele o conceitua como uma atitude de transgressão e consequente violação aos ideais sociais. Se se a taxa de criminalidade atingir níveis elevados, ela poderá estar em uma situação anormal, caso contrario os crimes são normais e aceitáveis. O crime é normal porque uma sociedade isenta dele é impossível, e ele nunca desapareceria, mas apenas mudaria de forma. O crime pode ser bom, pois permite a evolução do direito. Já a pena pode ser definida como uma reação predeterminada de reprovação a qualquer conduta que viole aquilo que tem de mais sagrado nos ideais compartilhados socialmente. Para Durkheim a pena é importante para reativar a consciência coletiva e até para incorporar nova moral coletiva.

Durkheim estudou qual deveria ser a causa do suicídio para o seu alto índice, comparando as diferentes regiões geográficas, religiões, número de filhos, entre outros. O estudo iniciou levando em conta que o suicídio é um fato social e que deveria ser explicável através de outro fato social. Com a metodologia estatística e do método comparativo, viu-se que estava relacionado ao grau de integração entre as pessoas, membros de uma mesma família ou sociedade. Durkheim conclui que não era um fenômeno psicológico, mas juntamente com a sociologia, ele podia ser compreendido a partir de outros fatos sociais como a religião, situações econômicas


2. Leia uma parte do texto do economista Samy Dana publicado na Folha de São Paulo de 21/09/2015? Você tem um celular com cerca de um ano de uso, em boas condições, mas acompanha as notícias de tecnologia e sabe que foi lançada uma nova geração do aparelho o vendedor fala maravilhas sobre o celular, seus amigos compraram e estão recomendando. Resultado: você está prestes a se sentar no balcão para conferir as condições de pagamento, mesmo sabendo que acabou de quitar a última parcela do aparelho atual? Responda: Qual é o conceito que Durkheim usaria para analisar o comportamento citado. Explique sua resposta.

Durkheim usaria o conceito de fator social para analisar o comportamento citado, pois o fator social é toda maneira de agir, pensar, sentir que é externo ao individuo e que exerce uma reação sobre ele, entretanto o conceito é uma abstração que é procurar o determinante na vida das pessoas. O fator social é aquilo que é determinado pela sociedade, mas quem criou isso foi à própria sociedade. Dessa maneira a compra de um celular novo sem existir uma necessidade na obtenção deste bem, seria uma questão de mostrar para a sociedade a condição financeira dessa pessoa, além de seguir um padrão imposto pela sociedade, onde quem tem o celular mais moderno é taxado como sendo “melhor”. A maneira de pensar e o juízo são determinados socialmente, portanto a sociedade nos impõe o que é para ela seria o melhor, é acabamos aceitando isso como certo, mesmo não o sendo.


3. Leia com atenção os dois parágrafos abaixo e respondam à questão colocada logo em seguida. Os símbolos religiosos, presentes em todas as religiões, representam o sagrado, a fé, a esperança, a natureza, a vida, o universo e se tornaram tradicionais entre seus fiéis uma vez que funcionam como elementos poderosos, simbólicos e agregadores? As cerimônias religiosas cumprem um papel importante ao colocarem a coletividade em movimento para sua celebração: elas aproximam os indivíduos, multiplicam os contatos entre eles, torna-os mais íntimos e por isso mesmo, o conteúdo das consciências muda? Responda: Qual é o conceito durkheimiano que melhor se aplica aos textos acima? Explique a resposta!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com