TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Soja - Gestão Portuária

Por:   •  17/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

Gestão da Cadeia de Suprimento da Soja Brasileira

Caique Lopes Dias – lopescaique@yahoo.com.br

Lucas Alejandro y Leitão – lucas_alejandro93@yahoo.com.br

RESUMO

O presente artigo aborda a gestão da cadeia de suprimentos da soja brasileira. Permite perceber a gestão da exportação dessa commodity, bem como perceber a importância dela para a economia brasileira através de dados específicos capazes de prover por meio de tabelas específicas dados que demonstram os maiores produtores, portos exportadores e países importadores. Demonstra de maneira acadêmica e descritiva, de que maneira é feita a produção da soja até sua exportação para diversos países. Através da pesquisa descritiva é permitido apreciar desde os requisitos de plantio até o longo trajeto de exportação dessa commodity para os nossos diversos clientes ao redor do globo.

Palavras chave: Cadeia de Suprimentos da Soja, Commodity soja, Importância econômica, Exportadoras em Santos.

ABSTRACT

This article discusses the management of the supply chain of Brazilian soy. Allows to realize the management of export of this commodity as well as realize her importance to the Brazilian economy using data capable of providing through specific data tables that show the largest producers, exporters and importers countries ports. Demonstrates academic and descriptive, that is made soy production to export to various countries. Through descriptive research is permitted provided the requirements to appreciate planting until the long path of export of this commodity for our diverse clients around the world.

Key words: Supply Chain Soy, Commodity soy, Economic Importance, Exporters in Santos.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata sobe uma das principais commodities agrícolas exportadas pelo Brasil, a soja. O objetivo é especificar o percurso da soja desde o plantio até a exportação dessa commodity para a o oriente, particularmente, China.

Está organizado em 4 partes, começando com a fundamentação teórica onde tratamos sobre o que é a cadeia de suprimentos, o que a envolve e qual o seu objetivo, em seguida é apresentado breve histórico do cultivo da soja, seu escoamento do Estado do Mato Grosso até o porto de Santos (SP) e finalizando com levantamentos de dados de exportação para a China e sua importância econômica para o nosso país.

A metodologia e as informações obtidas na realização da pesquisa utilizou-se como referencial os autores, em suas obras, Sunil Chopra e Peter Meindl, todavia vários dados e informações pertinentes ao processo foram extraídos de sites institucionais, como do Ministério da Agricultura e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. (SUNIL; CHOPRA, 2002).

A cadeia de suprimentos é um subconjunto da cadeia de valor, a qual é focada em agregar valor a um serviço ou a um produto físico, enquanto a cadeia de suprimentos é preocupada principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos. (Simchi-Levi, D. ; Kaminsky, P. 2000).

O termo cadeia de suprimento representa produtos ou suprimentos que se deslocam ao longo da seguinte cadeia: fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. O objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado. O valor gerado por uma cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento para atender o seu pedido. ( SUNIL ; CHOPRA, 2002).

Para Chopra e Meindl (2002), a informação é essencial para tomar boas decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos porque ela proporciona o conhecimento do escopo global necessário para tomar boas decisões. A tecnologia da informação proporciona as ferramentas para reunir essas informações e analisá-las objetivando tomar as melhores decisões sobre a cadeia de suprimentos.

3 METODOLOGIA 

Segundo o site posgraduando a finalidade da pesquisa descritiva é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos. Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.

A pesquisa descritiva foi o método que utilizamos no nosso trabalho. A pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, os registros e a intepretação dos fatos sem a nossa interferência. Observamos e registramos os dados levantados sobre a soja: a sua origem, como é plantada, gestão da cadeia de suprimentos saindo do estado de Mato Grosso até chegar ao estado de São Paulo no Porto de Santos,além da importância econômica da soja para o Brasil.

4 CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SOJA NO BRASIL

A soja teve suas origens na Ásia e é reconhecida como uma das plantas cultivadas mais antigas do planeta. Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem, que depois foram melhoradas por cientistas da antiga China. Elas tinham grande importância na alimentação da antiga civilização chinesa e era considerada um grão sagrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (602.2 Kb)   docx (572.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com