TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DOS SEMICONDUTORES

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – ELETRONICA BASICA

2014

SUMÁRIO

1. OBJETIVO......................................................................................................04

2. TEORIA DOS SEMICONDUTORES..............................................................05

3. DIODO SEMICONDUTOR TIPO N.................................................................06

4. DIODO SEMICONDUTOR TIPO P.................................................................06

5. CIRCUIT MAKER............................................................................................07

6. RELATORIO PARCIAL DA ETAPA 01...........................................................09

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................10

1. OBJETIVO

Projetar, simular e construir uma fonte de tensão CC para alimentar um circuito eletrônico de controle industrial. Para a realização de esta atividade será necessário dividir o projeto em quatro etapas;

Etapa 01: Compreender a função básica de um diodo semicondutor e de-monstrar o funcionamento de um software de modelagem eletrônica utilizado para projetos e simulação de circuitos.

Etapa 02: Adquirir conhecimentos sobre os retificadores de tensão e desen-volver habilidades com simulação analógica de circuitos. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Etapa 03: Perceber na prática o efeito de filtragem capacitiva e aplicar, na saída do retificador, um filtro capacitivo de modo a condicionar a tensão de saída.

Etapa 04: Adicionar um estágio de regulação após a filtragem da tensão da sua fonte, simular, implementar e concluir o relatório do projeto.

2. TEORIA DOS SEMICONDUTORES

Os semicondutores são os grandes responsáveis pela revolução tecnológica que temos atualmente, graças a utilização desta tecnologia foi possível evoluir diversos segmentos eletrônicos como relógios digitais , aparelhos de TV, aparelhos eletro-domésticos, telefonia móvel, entre outras diversas situações.

[O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semi-condutores são simbolizados em diagramas esquemáticos. O termo "diodo" é habi-tualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou me-nores a 1mA . Quando colocado em um simples circuito bateria-lâmpada, o diodo permite ou impede corrente através da lâmpada, dependendo da polaridade da ten-são aplicada. O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fe-chada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está in-versamente polarizado). A diferença mais substancial é que, quando diretamente po-larizado, há uma queda de tensão no diodo muito maior do que aquela que geral-mente se observa em chaves mecânicas (no caso do diodo de silício, 0,7 V). Assim, uma fonte de tensão de 10 V, polarizando diretamente um diodo em série com uma resistência, faz com que haja uma queda de tensão de 9,3 V na resistência, pois 0,7 V ficam no diodo. Na polarização inversa, acontece o seguinte: o diodo faz papel de uma chave aberta, já que não circula corrente, não haverá tensão no resistor, a ten-são fica toda retida no diodo, ou seja, nos terminais do diodo há uma tensão de 10 V. A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante. Como no semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo faz a função de uma chave aberta, não passa corrente elétrica no circuito (considerando o “sentido convencional de cor-rente”, do “positivo” para o “negativo”). A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.] Disponível em:

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_semicondutor> acesso em 10/03/2014.

3. DIODO SEMICONDUTOR TIPO N

[Dizemos que um semicondutor é do tipo N, quando foi dopado, com impurezas pentavalentes, ou seja, átomos que possuem cinco elétrons na última camada, explicando “pegamos” um átomo com 5 elétrons na última camada e adicionamos a cristal puro. Vejamos na figura abaixo um cristal dopado com fósforo.] Disponível em:

< http://www.clubedaeletronica.com.br/Eletronica/PDF/Semicondutores.pdf >acesso em 10/03/2014.

4. DIODO SEMICONDUTOR TIPO P

[Dizemos que um semicondutor é do tipo P, quando foi dopado, com impurezas tri-valentes , ou seja “pegamos” um átomo com 3 elétrons na última camada e adicio-namos a um cristal puro. Vejamos na figura abaixo um cristal dopado com alumínio.] Disponível em: < http://www.clubedaeletronica.com.br/Eletronica/PDF/Semicondutores.pdf>acesso em 10/03/2014.

5. CIRCUIT MAKER

O Circuit Maker e um software gráfico utilizado por profissionais e estudantes para simulação de circuitos e componentes eletrônicos, segundo o site da TechTudo po-demos defini-lo como [uma espécie de laboratório virtual de eletrônica, que permite o desenvolvimento, simulação e produção de circuitos impressos. Já o CircuitMaker Student Version é a versão gratuita do programa, desenvolvida especialmente para estudantes de eletrônica. Afinal, os circuitos estão mais do que presentes não só na vida profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com