TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Toxicologia

Por:   •  22/11/2017  •  Seminário  •  3.609 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

ANTRAX

O antraz apareceu pela primeira vez descrito na Bíblia, livro de Êxodo, em relação à quinta e sexta pragas responsáveis ​​pelas mortes em humanos e gado. Séculos depois, em 1617, um surto de doença no gado foi descrito na Europa, que mais tarde se espalhou para humanos, causando cerca de 60 mil casos. Nos últimos séculos, B. anthracis tem sido intimamente ligada à microbiologia sendo a primeira bactéria visualizada no microscópio (Pollander 1849), a primeira a ser transmitida experimentalmente (Devane e Rayer 1850) e a primeira a ser confirmada como agente etiológico da doença (Koch 1876). Do mesmo modo, Pasteur em 1881 fez a primeira demonstração de eficácia de uma imunização ativa inoculando B. anthracis atenuado a uma população de animais que sobreviveram a subsequente inoculação com bactérias virulentas. Durante o século XX, a maior epidemia ocorreu no Zimbábue entre 1979 e 1980, com mais de 6.000 casos relatados.

Atualmente, o maior risco e ameaça deste patógeno reside na possibilidade de usá-lo como arma biológica devido às suas altas características de potência, alta resistência a condições adversas, baixo custo e facilidade de dispersão por correntes de ar e ventos. Países como o Japão, a Inglaterra, os Estados Unidos da América, o Iraque e a Rússia já dispuseram ou possuem essa arma biológica. Em 1979, uma liberação acidental de esporos em um centro militar de microbiologia na antiga União Soviética causou 79 casos e 68 óbitos por câncer de infarto pulmonar.

INTRODUÇÃO

O Anthrax é uma zoonose causada por Bacillus anthracis, um bacilo esporulado de Gram positivo, que afeta principalmente animais herbívoros, domésticos ou selvagens. O homem é um convidado acidental cuja infecção resulta de contato com a pele ou, mais raramente, de inalação ou ingestão de esporos. Embora a sua frequência tenha sido reduzida no mundo, ainda é um problema em alguns países não industrializados e, ultimamente, tornou-se um perigo, pois pode ser usado como arma biológica.

Epidemiologia

Estima-se que haja entre 2.000 e 20.000 casos humanos por ano no mundo. As áreas mais prevalentes são o Oriente Médio, principalmente Irã, Ásia, África, partes da América do Sul, América Central, Caribe e Sudeste da Europa. Os países que conseguiram um bom controle da infecção em animais têm poucos casos autóctones e o risco pode persistir devido a produtos de animais contaminados importados de áreas endêmicas.

No Chile, o antraz ou o antraz é uma doença de notificação obrigatória. Foram relatados 215 casos em seres humanos entre 1990 e 2000, com uma faixa de 8 a 43 casos por ano, com uma ligeira tendência a diminuir.

Durante esse período de tempo até 1999, 8 mortes por antraz foram confirmadas, mas não há informações sobre a ocorrência de casos que morreram durante o ano 2000. Duas das mortes foram decorrentes de antraz pulmonar e 1 por septicemia; não há uma causa precisa notificada para os outros.

Três ciclos de B. anthracis são distinguidos pela natureza, que incluem a multiplicação de esporos no solo, infecção animal e infecção humana.

Os esporos, eliminados para os solos de animais infectados, sobrevivem indefinidamente em ambientes secos ou após chuvas muito abundantes. As terras não cultivadas ricas em matéria orgânica, com um pH superior a 6,0 e temperaturas acima de 15,5 ° C são favoráveis ​​à persistência dos esporos.

Os herbívoros domésticos (bovinos, ovinos, caprinos, cavalos e suínos) ficam infectados ao ingerir o esporo em pastagens contaminadas. Os esporos germinam in vivo e o animal desenvolve uma septicemia e morre em 1 a 2 dias. Essas espécies representam a fonte mais importante da doença no nível agrícola, embora qualquer animal doméstico ou selvagem possa servir de hospedeiro.

A infecção em seres humanos ocorre por contato direto com carne, restos ou produtos de animais contaminados, como couro, cabelo, lã ou ossos, em um contato geralmente ocupacional. As rotas de entrada são: cutânea, por contato direto com produtos contaminados, especialmente se houver feridas na pele; inalação de esporos, principalmente em tarefas de limpeza de lã; e gastrointestinal, por ingestão de carne contaminada, situação muito pouco frequente.

Patogênese

Nas formas cutânea e digestiva, os esporos entram por algum epitélio (pele, mucosas) e germinam na submucosa dando origem em 2 a 5 dias à forma vegetativa, que possui cápsula antiphagocytic e produz uma exotoxina que é responsável pelos principais sintomas. Esta toxina é formada por três componentes, o antígeno protetor (AP) responsável pela ligação aos receptores celulares, o fator edematogênico que possui atividade de Adenil ciclase e é responsável pela reação edematosa e o fator letal assim chamado de causar morte em animais experimentais. A ação desta toxina gera edema, hemorragia e até mesmo necrose tecidual. Uma vez que a lesão inicial B. anthracis invade o trato linfático e pode atingir a circulação geral. Na forma pulmonar, os esporos inalados são ingeridos pelos macrófagos alveolares e são transportados por eles para os linfonodos mediastínicos ou traqueobrônquicos, onde podem permanecer até 60 dias antes da germinação. Com a germinação, as toxinas responsáveis ​​pela hemorragia maciça, mediastinite e linfadenite edematonecrotica características desta apresentação são produzidas localmente. A broncopneumonia típica não ocorre.

As manifestações da doença são determinadas, em primeiro lugar, pelo comprometimento local do órgão de entrada, que depende da extensão do tecido afetado; Em segundo lugar, o compromisso hemodinâmico secundário à liberação dos mediadores da inflamação e, em terceiro lugar, a magnitude da invasão de outros órgãos através da via hematogênica (pulmão, mediastino, meninges).

Quadro clínico

O curso da infecção depende do local pelo qual Bacillus anthracis entre no corpo. Portanto, existem formas: cutânea, gastrointestinal e respiratória.

A forma clínica mais frequente é o antraz cutâneo que ocorre em 95% dos casos, geralmente localizado em áreas descobertas (mãos, cabeça e pernas). O período de incubação é de 1 a 12 dias. No lugar da inoculação, há inicialmente prurido, então aparece uma lesão papular que se torna vesicular em 2 a 6 dias, sob a forma de um anel, com um exsudado claro rico em bacilos. Pouco a pouco, no centro da lesão, há uma escara necrótica muito típica (antraz, antraz, pústula maligna, "coceira") cercada de edema de 1 a 3 cm com um halo violeta;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com