TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetoria E A Importacia Do Uniforme Na Enfermagem

Casos: A Trajetoria E A Importacia Do Uniforme Na Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  2.218 Visualizações

Página 1 de 10

Este trabalho tem a função de demonstrar as épocas em que cada uniforme surgiu e como eram cada um deles.

Ele explica o início da história da enfermagem bem como a sua evolução desde os uniformes até atuação de cada profissional dentro da área da saúde desde o início dos tempos.

História do uso dos Uniformes.

A enfermagem surgiu em meados do século XIX, desde então foi criado o uso de uniformes pelos profissionais da área. O uniforme foi inicialmente colocado como símbolo de moral e sempre foi censurado, mas após o surgimento das escolas de enfermagem eles eram diferenciados para denominar as posições hierárquicas.

O uniforme serve para denominar disciplina e também para ajudar a separar o profissional do pessoal.

1 -Irmãs de Caridade

A atuação das irmãs de caridade teve início em 1633. A intenção das irmãs de caridade era ajudar os pobres dando comida roupas e ensinando-os a ter um pouco mais de higiene pessoal. Pouco sabiam as Irmãs de Caridade sobre cuidados mas sempre estiveram dispostas para auxiliar nas guerras e em tudo que foi possível.

1.1 -Uniforme das Irmãs de Caridade

Todas as irmãs de caridade tinham o costume de usar uma bata larga e com um avental branco . Essas roupas foram usadas por elas por muitos anos era a roupa que as identificavam dentre a multidão

2 - Florence Nightingale

Enfermeira inglesa nascida na cidade italiana de Florença, onde sua família, de origem inglesa, residia temporariamente, que com seu trabalho lançou as bases dos modernos serviços de enfermagem, ganhando fama, portanto, como fundadora da profissão de enfermeira e como reformadora do sistema de saúde.

Sempre interessada pela enfermagem, durante a guerra da Criméia (1854 -1856), integrou o corpo de enfermagem britânico como enfermeira-chefe do exército, em Scutari, Turquia.

Envolveu de um lado a Rússia e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, França, Piemonte-Sardenha (na atual Itália) A intenção da união foi intervir no crescimento da Rússia A guerra chegou ao fim com a assinatura do tratado de Paris de 30 de março de 1856Durante a guerra constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande numero de soldados hospitalizados por ferimentos. Assim desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar que a tornou conhecida em toda a frente de batalha, consagrando a assistência aos enfermos em hospitais de campanha. Antes desta data, só existiam as irmãs de caridade, que auxiliavam no tratamento das feridas, mas sem nada específico e com tanta observação. Florence reuniu um grupo de 38 voluntárias, para a se aliar a ela na guerra para auxiliar no tratamento dos feridos.

2.1-Uniforme

Naquela época não existiam uniformes específicos, porém, Florence determinou que todas deveriam usar um avental a frente dos vestidos e manter os cabelos presos.

3- Anna Nery

Enfermagem no Brasil

Ana Neri foi casada com o capitão da fragata, Isidoro Antonio Neri que faleceu 1814, deixando a esposa e seus 3(três) filhos.

Dois dos filhos de Ana Neri eram médicos e o outro cadete. Nossa época, os Filhos de Ana Nery foram convocados para a guerra, porém como ela estava viúva resolveu ir junto e ficar no Hospital do Rio Grande do Sul para ajudar a cuidar dos feridos.

A enfermagem no Brasil, surgiu em meados de 1864, com o início da guerra do Paraguai, onde Ana Neri atuou ao lado dos filhos e irmãos de seu falecido esposo. A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil, foi fundada por Carlos Chagas em 1923 e recebeu o nome de Anna Nery, em homenagem a “Primeira Enfermeira Brasileira” que serviu como voluntária na Guerra do Paraguai.

3.1 - Uniforme Anna Nery

Logo ao iniciar a função, Ana Nery determinou que todos os voluntários iriam usar um vestido à altura dos joelhos, com sapatos branco um capote com um único, botão para os dias de frio e também uma touca/chapéu na cabeça.

4 - Escolas de Enfermagem

A Fundaçao da Primeira Escola de Enfermagem. Após a guerra em 1859, Florence fundou uma escola de Enfermagem o Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.

O surgimento da Escola de enfermagem no Brasil foi em 1923 , foi fundada por Ana nery a pioneira da enfermagem no brasil.

4.1 Uniforme das Escolas. Os uniformes de ambas as escolas eram na cor branca que simbolizava higiene, eram vestidos como os das universidades, só que as auxiliares e técnicas de enfermagem nao usavam o chapéu para poder distinguir hierarquicamente as funções.

5 - As Voluntárias

O início da atuação em saúde das Voluntárias era praticado por religiosas, vindas geralmente da Europa para se ocupar dos doentes e preparar pessoal para exercer essa arte no país. O paradigma da Enfermagem Cristã enfatizava no desempenho profissional os valores, a luta por remuneração digna, condições ambientais de trabalho adequadas e inserção na vida social e política.

5.1 - O uniforme das Voluntárias

Elas tinham o costume de usar batas longas brancas com aventais a frente e uma touca cumprida na que terminava na altura do cotovelo, usavam sapatos de pano brancos e mantinham sempre os cabelos preso.

6 – Cruz Vermelha

Em 1863 surgiu a Cruz Vermelha, que era um grupo de mulheres que resgatavam os feridos na guerra e levavam os para locais longe das zonas de guerra para serem tratados.

As “Damas da Cruz Vermelha Brasileira", comitê criado por um grupo de senhoras da sociedade carioca, deu origem à Seção Feminina, que teria como primeira tarefa, a formação do corpo de Enfermeiras voluntárias. A semente assim plantada frutificaria e, para permitir o funcionamento de outros cursos sugeridos pela Seção Feminina, foi criada e inaugurada, em março de 1916, a Escola Pratica de Enfermagem, sob a eficiente direção do Dr. Getúlio dos Santos, na época Capitão Medico do Exército. Com a declaração de guerra do Brasil aos Impérios Centrais (Alemanha e seus aliados), a Sociedade expandir-se-ia com intensificação dos Cursos de Enfermagem e com a criação de filiais estaduais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com