TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transição Vivida Pela China, Que Retirou Muito De Seus Habitantes Da Miséria, Mas Ainda Não Atingiu O Patamar Dos Países Ricos, Terá Efeito Mais Positivo Ou Negativo Para O Brasil?

Ensaios: A Transição Vivida Pela China, Que Retirou Muito De Seus Habitantes Da Miséria, Mas Ainda Não Atingiu O Patamar Dos Países Ricos, Terá Efeito Mais Positivo Ou Negativo Para O Brasil?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

De fato, o Brasil está num estágio, em termos de modernidade, distante do chinês. Nossa população é majoritariamente urbana e com um nível educacional e de renda médio um pouco melhor, o que se reflete em aspirações e expectativas maiores. Temos leis trabalhistas e ambientais que nem sempre são adequadas e respeitadas, mas que são melhores do que as chinesas. Vivemos numa democracia o que impediria o Estado de controlar a sociedade no nível necessário para promover mudanças tão intensas e rápidas. No caso o modelo chinês, no Brasil, seria retrocesso.

A China indica como um desenvolvimento baseado em serviços especializados e não mais em exploração da mão-de-obra o que pode ser um excelente começo para o crescimento de uma sociedade. As grandes sociedades do futuro terão, se quiserem ser fortes e ricas, que atingir a modernidade industrial, mas também superá-la pela pós-modernidade do conhecimento. A China parece ter entendido isto e vale a pena não esquecer disto aqui, do outro lado do mundo.

A China não vai exportar o volume que exportava antes e também importará um pouco menos. No caso do Brasil, no entanto, esse efeito é reduzido porque minério de ferro e soja, que representam em media 70% das nossas exportações, continuarão sendo demandados. Outra mudança em curso igualmente importante é a migração do campo para cidade. A China tem apenas 50% de sua população na zona urbana. É muito provável, portanto, que se prolongue por mais 15 ou 20 anos o processo de migração das áreas rurais para as cidades. Nas metrópoles chinesas, essa população precisará de alojamento e alimentação. Portanto, os dois principais produtos que exportamos. Quer seja o minério de ferro, necessário para construção de casas, quer seja a soja, que será usada na alimentação desses novos habitantes, ou seja, não vão sofrer impacto importante. Na verdade, a queda que se vê hoje na cotação do minério de ferro, por exemplo, deve-se muito mais à retração das economias da Europa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com