TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO MIX DE MARKETING

Trabalho Universitário: A UTILIZAÇÃO DO MIX DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

A UTILIZAÇÃO DO MIX DE MARKETING - UM ESTUDO DE CASO NA MCDONALD’S

RESUMO: Este artigo aborda a análise do mix equilibrado de marketing da McDonald´s Shopping Campo Grande. Abordam-se os conceitos de produto, preço, promoção/propaganda e ponto de venda, em um estudo de caso. A conclusão é que a McDonald´s utiliza, de forma eficiente, o composto de marketing da seguinte forma: os clientes são pouco sensíveis a preços, a empresa oferece uma maior variedade de produtos para atender ao seu público-alvo, possui uma localização privilegiada que, juntamente com a promoção e propaganda, auxilia a organização na conquista de uma maior competitividade no setor de varejo de alimentos.

Palavras-Chaves: McDonald´s, marketing, varejo, fast-food.

INTRODUÇÃO

O varejo vem apresentando, nas últimas décadas, um papel cada vez mais importante no cenário econômico brasileiro e mundial, e um número crescente de empresas varejistas aparece na relação das maiores empresas do Brasil.

O volume anual de vendas do setor varejista brasileiro é superior a R$ 100 bilhões, movimentado por mais de 1 milhão de lojas e responsável por mais de 10% do PIB nacional. Dentre os inúmeros setores do varejo, pode-se destacar o setor de alimentos, que apresenta grande expressão nacional. As lojas de varejo alimentar por auto-serviço (supermercados e hipermercados) e as lojas de varejo alimentar tradicionais possuem um volume de vendas de aproximadamente R$ 64,5 milhões, o que representa cerca de 6,45% do PIB nacional (Parente, 2000:20 e 21).

Este estudo é voltado para a franquia de restaurantes da rede McDonald´s, utilizando-se para análise a loja localizada no Shopping Campo Grande. A escolha da empresa se deve a inúmeros fatores como o padrão QSL&V (qualidade, serviço, limpeza e valor), que é “símbolo universal de performance no ramo de fast-food” (Love, 1996 apud Fontenelle, 2002); a padronização que atinge todos os processos, desde o manejo da matéria-prima até o produto final, englobando até mesmo normas a serem seguidas no atendimento ao cliente; e principalmente, o valor da marca que a empresa adquiriu ao longo dos anos.

O presente artigo buscou identificar como a loja McDonald´s Shopping Campo Grande utiliza os 4P´s (produto, preço, promoção/propaganda e ponto de venda), os quais funcionam como fatores-chave de sucesso e apontam caminhos para um melhor aproveitamento de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com