TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influencia do marketing nas micros e pequenas empresas

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 12

A INFLUÊNCIA DO MARKETING NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

ABSTRACT

In the Micro and Small Enterprises (MSEs) notes the little use of an essential tool for growth and leverage marketing.

With this article we intend to pursue the integration and accountability of companies for which marketing operates, and structuring strategies for market entry, aiming their limits and their way of investments, and these can be high fashion, or a lower form. What can thus achieve a greater share of the population with the city itself or the region of this company, it is also worth remembering that the publicity and advertising is an important marketing tool, since this helps in communication, to integrate with the market and the internal sector of the company.

Palavra chave: Micro and Small Enterprises (MSEs), Marketing, Entrepreneur, Marketing Plan.

RESUMO

Nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nota-se o pouco uso de uma ferramenta essencial para o crescimento e alavancagem, o marketing.

Com este artigo pretende-se visar à integração e a responsabilidade das empresas para o qual o marketing atua, e a estruturação das estratégias para entrada no mercado, visando seus limites e seu modo de investimentos, sendo que, esses podem ser de forma elevada, ou de uma forma menos elevada. O que pode assim atingir uma maior parte da população sendo da própria cidade ou da região dessa empresa, vale a pena lembrar também que a publicidade e propaganda são uma ferramenta importante de marketing, visto que essa ajuda na comunicação, visando à integração com o mercado e com o setor interno da empresa. 

Palavra chave: Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), Marketing, Empreendedor, Plano de Marketing.

1. INTRODUÇÃO

A competitividade nos dias atuais faz com que as empresas inovem dia-a-dia, na busca pelo êxito nos negócios. Tornando o marketing um dos precursores nessa jornada.

O marketing é um conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, o qual deve ser planejado e executado em todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou faturamento.

Através das ferramentas de marketing é possível estudar as relações de troca (bens, serviços ou idéias), avaliar e definir qual o melhor plano a ser desenvolvido, satisfazendo ambas as partes do processo.

Com um plano de marketing bem alinhado ao que os consumidores procuram, é possível promover a empresa, obtendo lucro e inovação em seus produtos/serviços. Os diversos casos de sucesso de Micro e Pequenas Empresas, que hoje se tornaram grandes e até multinacionais, sinaliza a diferença entre um plano de marketing bem executado e um plano mal executado.

Os meios disponíveis para se atingir o objetivo são variados, entre eles alguns se destacam pelo baixo custo e alto retorno, partindo do mesmo pressuposto de administração de Micro e Pequena Empresa, sendo o conhecimento a chave para o sucesso do empreendedor.

2. METODOLOGIA

Para atender os objetivos deste trabalho, foi utilizada principalmente uma abordagem qualitativa, uma vez que para o principal objetivo deste trabalho é mostrar que as micros empresas podem fazer parte do mercado que investem em publicidade e propaganda para alavancar as vendas. As micros empresas estão investindo pesado para ter um resultado melhor nas vendas com a implantação de ferramentas como o “Marketing de relacionamentos”, visando uma boa relação interna da empresa (Funcionários—Sócios). 

Para melhor fazer as adaptações necessárias, usa-se estratégias de Marketing e as ferramentas desse ramo, citando como exemplo os 4 P´s (Produto, Preço, Praça e Promoção.) e verificando o que os clientes querem e precisam através de estudos e pesquisas, é indispensável o conhecimento da realidade destas empresas, trabalhando-se, portanto, com opiniões subjetivas na geração de informações objetivas. STRAUSS & CORBIN (1990) definiram pesquisa qualitativa como um tipo de pesquisa na qual os resultados não são obtidos mediante procedimentos estatísticos, procurando descrever e promover o entendimento de uma determinada realidade. 

3. HISTÓRICO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

Ao contrario de outros países mais desenvolvidos, como Estados Unidos que iniciaram o movimento pela valorização das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na década de 50, o Brasil voltou as suas atenções a partir dos anos 80.

Conforme Rubens Requião (2001), o Governo brasileiro, por volta de 1979, já no ultimo estágio do regime militar, institui uma política de desburocratização, não só no meio de seu antiquado, viciado e dificultoso sistema de administração pública, como também no setor privado, para agilizar os organismos econômicos e financeiros.

Para LEMES (2005) as Micro e Pequenas Empresas são aquelas normalmente registrados como microempresas de simples constituição, quase sempre de único dono que também faz o papel de gerente.  Tornando-se o grande responsável pelas decisões e o futuro da organização.

Ao longo dos anos o Brasil vem adequando-se, modificando e instituindo novas leis direcionadas as Micro e Pequenas Empresas, a fim de facilitar a abertura, crescimento e manutenção das MPEs.

Histórico da mudança na legislação brasileira em relação as MPEs:

[pic 1]

Quadro 1. Histórico da mudança na legislação brasileira

Fonte: Site Lei Geral

A atenção sobre os pequenos negócios esta crescendo dia após dia, a maioria dos países está direcionando investimentos para esse setor por que reconhece a importância do papel exercido pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na geração de empregos e negócios, distribuição de renda e criação de valor. No Brasil no ano de 2013 as MPEs representavam 20% do PIB brasileiro, sendo estas de grande importância para o movimento da economia, na área de empregos do País, responde por 60% dos 94 milhões de empregos, principalmente nas áreas com maior dificuldade de inserção de mão de obra, como jovens em busca do primeiro emprego e as pessoas com mais de 40 anos.

Com o intuito de auxiliar as micro e pequenas empresas em 1972 nasceu o SEBRAE, inicialmente chamado de CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio á Pequena e Média Empresa), entidade sem fins lucrativos, vinculada ao governo federal, sendo renomeado em 1990 com a atual sigla SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio ás Micro e Pequenas Empresas), um dos principais pontos que o órgão visa desenvolver nos empreendedores é a capacitação. Há casos onde a idéia de negocio tem 99% de chances de tornar altamente rentável, onde os recursos necessários para iniciar estão garantidos, mas falta o principal a qualificação profissional deste empreendedor, não basta idéias, recursos, disponibilidades, auxilio, que sobre saem ao conhecimento técnico das ferramentas de administração, seja ela para as MPEs, médias ou grandes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (341.3 Kb)   docx (641.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com