TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida é Um Sopro De Oscar Niemayer

Dissertações: A Vida é Um Sopro De Oscar Niemayer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o livro “A Forma na Arquitetura” e o filme “A Vida é um Sopro” de Oscar Niemeyer.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é um arquiteto brasileiro, nascido no Rio deJaneiro, em 15 de dezembro de 1907 e criado no bairro das Laranjeiras.

No livro “A Forma na Arquitetura” e no filme “A Vida é um Sopro” o arquiteto considerado um dos nomes mais influentes na ArquiteturaModerna internacional conta de forma simples e descontraída a história de sua infância, sua vida dentro da arquitetura e como criou seus principais projetos.

Ele mostra como revolucionou aArquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala sobre seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como ainsignificância do Homem diante do Universo.

Niemeyer desde criança gostava de desenhar. E gosta de lembrar-se da sua juventude, que passou na casa das Laranjeiras, das festas de aniversário que haviamlá, das conversas alegres depois do jantar, de seu tio contando suas aventuras, e o seu avô observando a família se multiplicar. E em 1945 entro para o Partido Comunista.

O livro é um relato sobrea sua busca por uma forma que fosse exclusivamente sua. O arquiteto conseguiu imprimir a sua arte, sua identidade em seus projetos. Ao olharmos os prédios, colunas e monumentos, vemos Oscar Niemeyercom suas formas livres e ousadas.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhasdo meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” Oscar Niemeyer.

Indo de encontro aofuncionalismo, Oscar Niemeyer discute as questões a cerca da forma utilizada na arquitetura, que pode ser desde a monotonia do ângulo reto à leveza das curvas. Ele usou sua influência .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com