TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vigilância Epidemiológica Em Saúde

Por:   •  8/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

 vigilância epidemiológica em saúde

Ieda Silva De França

01502452

Superior de tecnologia em podologia

Assegurado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Seção II – da saúde Art. 196 a 200, do qual estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado, a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) vem reforçar este compromisso, cuja disposição presente neste documento visa  junto aos pilares da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) orientar na construção de ações de vigilância em saúde.

O artigo 4º do PNVS nos princípios das diretrizes, define as estratégias para o desenvolvimento da vigilância em saúde, com vista a promoção, proteção da saúde,prevenção de doenças e agravos, além da redução da morbimortalidade, vulnerabilidades e riscos decorrentes das dinâmicas de produção e consumo nos territórios.

Seguindo essas conformidades vigentes, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) regulamentada pelo decreto 16.075 de 2015, para melhor atender suas demandas, divide o território baiano em 28 Regiões de Saúde que se juntam em nove 9 Macrorregiões de Saúde, dentre estas, podemos destacar a Macroregião centro leste composta por 11 municípios.

Situado neste território o município de piatã pertence a um dos polos Núcleo do regional de saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) de 2020, informa que a população estimada da cidade é de 16.984 pessoas.

De acordo informações do portal do município,Piatã fica em uma das regiões mais altas do estado, com altitudes entre 1.400 e 1.600 metros,cercada por belezas naturais,se destaca como uma das cidade turisticas da chapada diamantina.Possui uma infraestrutura urbana com iluminação pública, coleta de lixo, espaços públicos, além de contar com unidades de saúde básica para atender a população.Porém falta saneamento de água e esgoto,sendo assim em algumas ruas fora do centro da cidade,a exemplo a rua onde se localiza nossa residência,nota-se a falta de calcamentos em situações intransitáveis, vindo a causar acidentes.Local este, que fica próximo a um ponto turístico da cidade ,o parque municipal serra da santana.Espaço público que se torna um lugar promissor para usuários de droga,somado a presença do mato, a negligência dos próprios moradores no descarte irregular do lixo neste local, propicia ambientes favoráveis para instalação de animais peçonhentos.

Segundo informações do boletim epidemiologico mais recente,aponta dados relacionados aos caso de agravos com acidente por animais peconhentos,sendo 506 casos notificados nos últimos três anos  e em seguida vem as notificações por atendimentos anti rábico 115 notificações, devido ao alto número de cães soltos nas ruas .

Diante dos números registrados frente a tais agravos, é notório as intercorrências que essas moléstias provocam à população. Desse modo, evidencia se ainda mais as contribuições da Vigilância Epidemiológica de exercer papel fundamental no objetivo de fomentar conhecimento aos profissionais de saúde na identificação e prevenção de fatores condicionantes de agravos a integridade da saúde individual, na perspectiva de garantir por meio da execução de ações o controle destas desordens de caráter do poder público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com