TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO CONTABILÍSTICA: FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÕES SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa: GESTÃO CONTABILÍSTICA: FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÕES SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 19

CONTABILIDADE GERENCIAL: FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A TOMADA DE DECISÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Janio de Jesus Couten

RESUMO

Este artigo tem como objetivo sensibilizar os gestores, bem como os demais profissionais que fazem uso da contabilidade sobre a necessidade do uso da contabilidade gerencial na gestão das micro e pequenas empresas. Estas empresas são vitais à economia do país, pelo fato de serem geradoras de emprego e renda. No decorrer da elaboração deste artigo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica. As abordagens demonstraram que a contabilidade é o instrumento responsável em fornecer informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das dependências da empresa. E que a contabilidade gerencial é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões na gestão de micro e pequenas empresas.

Palavras – chave: contabilidade, contabilidade gerencial, micro e pequena empresa.

1. Introdução

A Gestão inadequada da micro e pequena empresa é uma das causas de sua morte precoce. Na maioria das vezes os gestores destes empreendimentos são iniciantes em suas atividades e carecem ou até desconhecem das prerrogativas necessárias para uma boa administração de seus negócios. Para que a organização cresça é necessário que os seus gestores tomem decisões, sendo que estas devem ser embasadas em informações fundamentadas em relatórios contábeis e gerenciais.

1. 2. Problematização

Esta pesquisa aborda o papel da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisões das micro e pequenas empresas. Indubitavelmente, o uso da contabilidade gerencial é fundamental para a continuidade das micro e pequenas empresas, visto que a mesma funciona como uma ferramenta norteadora das organizações, no diz respeito a sua gestão. Sendo assim, buscar-se-á através desta pesquisa responder a seguinte pergunta “qual o papel da Contabilidade Gerencial no processo de tomada de decisões das micro e pequenas empresas”.

Visando fornecer informações consistentes a fim de evitar a mortalidade das micro e pequenas empresas, a presente pesquisa pretende auxiliar aos gestores, bem como aos demais interessados propondo a utilização de uma ferramenta que atenda a estrutura básica e resulte em informações que propiciem uma gestão mais racional dos recursos disponíveis. E neste contexto, a contabilidade gerencial, surge como uma ótima alternativa no auxílio deste processo decisório, pois sua utilização é de suma importância para a continuidade das organizações.

1. 3. Objetivo

O objetivo desta pesquisa, portanto, é sensibilizar os gestores, bem como os demais profissionais que fazem uso da contabilidade sobre a necessidade do uso da contabilidade gerencial na gestão das micro e pequenas empresas.

1. 4. Justificativa

Neste contexto, dissertar acerca deste tema tão relevante, abordando a contabilidade gerencial como uma ferramenta de gestão das micro e pequenas empresas é uma justificativa bastante plausível para a realização desta pesquisa, pois isso poderá despertar os usuários da contabilidade, bem como os gestores de micro e pequenas empresas a fazerem uso desta ferramenta no processo de tomada de decisões das empresas.

Os empresários, administradores, contadores e gestores de micro e pequenas empresas que fazem uso da contabilidade gerencial como uma ferramenta auxiliar no processo decisório da empresa obtêm uma melhor performance para suas empresas quando comparados aqueles que não se utilizam desta importante ferramenta de gestão. Visto que, a partir de dados e informações consistentes uma situação pode ser perfeitamente controlada ou até revertida, se necessário.

Parte-se do princípio que quanto mais eficientes são as informações contábeis utilizadas pelos gestores e contadores das micro e pequenas empresas, melhores serão os resultados obtidos pelas entidades. Pois, uma empresa que não faz uso da ferramenta “contabilidade gerencial” é como um navio sem bússola em alto mar, ou seja, suas perspectivas não são nada agradáveis e seu futuro é incerto.

1. 5. Referencial Teórico

1. 5. 1. Contabilidade

A contabilidade surgiu juntamente com a civilização. Seus progressos quase sempre têm coincidido com aqueles que caracterizaram os da própria evolução do ser humano. (BEUREN, 2004, p. 22, Apud Sá, 1997, p. 15).

De acordo com Marion (1998, p. 24), a contabilidade é o instrumento responsável em fornecer informações que sejam úteis para a tomada de decisões dentro e fora das dependências da empresa. A contabilidade é de suma importância para a continuidade de uma empresa, não importa o seu porte, desde a micro à grande, todas as empresas que desejam prolongar seus dias e aumentar seu lucro devem fazer uso da contabilidade como uma ferramenta de gestão. Pois a contabilidade capta, registra, resume e interpreta os fatos contábeis que podem afetar a situação econômica, patrimonial ou financeira da empresa. E serve como base para as tomadas de decisões dos gestores, a fim de que se possa aplicar as medidas corretivas necessárias para melhorar a performance da empresa, ou se necessário, fazer as devidas aplicações dos lucros obtidos.

A dispensa da escrituração contábil está prevista somente na legislação do Imposto de Renda, no que se refere aos tributos federais. Os demais dispositivos legais, tais como Código Comercial, Lei das Falências, Legislação Previdenciária, entre outros, continuam exigindo que as empresas mantenham sua contabilidade. A escrituração contábil atende à legislação e padrões estabelecidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. Por causa desta brecha muitas empresas abrem mão desta tão importante ferramenta na gestão de seus empreendimentos.

A sobrevivência de uma empresa nos dias hodiernos está condicionada à capacidade de seus gestores de anteverem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com