TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencial: ferramenta de gestão para a tomada de decisões de micro e pequenas empresas

Artigo: Contabilidade gerencial: ferramenta de gestão para a tomada de decisões de micro e pequenas empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE GERENCIAL: FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A TOMADA DE DECISÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Janio de Jesus Couten

RESUMO

Este artigo tem como objetivo sensibilizar os gestores, bem como os demais profissionais que fazem uso da contabilidade sobre a necessidade do uso da contabilidade gerencial na gestão das micro e pequenas empresas. Estas empresas são vitais à economia do país, pelo fato de serem geradoras de emprego e renda. No decorrer da elaboração deste artigo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica. As abordagens demonstraram que a contabilidade é o instrumento responsável em fornecer informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das dependências da empresa. E que a contabilidade gerencial é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões na gestão de micro e pequenas empresas.

Palavras – chave: contabilidade, contabilidade gerencial, micro e pequena empresa.

1. Introdução

A Gestão inadequada da micro e pequena empresa é uma das causas de sua morte precoce. Na maioria das vezes os gestores destes empreendimentos são iniciantes em suas atividades e carecem ou até desconhecem das prerrogativas necessárias para uma boa administração de seus negócios. Para que a organização cresça é necessário que os seus gestores tomem decisões, sendo que estas devem ser embasadas em informações fundamentadas em relatórios contábeis e gerenciais.

1. 2. Problematização

Esta pesquisa aborda o papel da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisões das micro e pequenas empresas. Indubitavelmente, o uso da contabilidade gerencial é fundamental para a continuidade das micro e pequenas empresas, visto que a mesma funciona como uma ferramenta norteadora das organizações, no diz respeito a sua gestão. Sendo assim, buscar-se-á através desta pesquisa responder a seguinte pergunta “qual o papel da Contabilidade Gerencial no processo de tomada de decisões das micro e pequenas empresas”.

Visando fornecer informações consistentes a fim de evitar a mortalidade das micro e pequenas empresas, a presente pesquisa pretende auxiliar aos gestores, bem como aos demais interessados propondo a utilização de uma ferramenta que atenda a estrutura básica e resulte em informações que propiciem uma gestão mais racional dos recursos disponíveis. E neste contexto, a contabilidade gerencial, surge como uma ótima alternativa no auxílio deste processo decisório, pois sua utilização é de suma importância para a continuidade das organizações.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/contabilidade-gerencial-ferramenta-de-gestao-para-a-tomada-de-decisoes-de-micro-e-pequenas-empresas/89306/#ixzz2xNv3BBtl

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com