TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ausência de ética cria grandes perdas

Tese: A ausência de ética cria grandes perdas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Aula-tema 03: Falta de Ética Gera Grandes Prejuízos

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Adiliana dos Santos Peres).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Passo 01: Leia

Francisco Gomes de Matos, no capítulo 1 do PLT, reflete sobre como a Falta de Ética causa prejuízos às empresas.

Faça a leitura das páginas 21 à 31 do capítulo 1 do PLT e conclua sobre o que o autor quis dizer com esta afirmação:

Políticas e estratégias, sem alma, focaram o lucro obsessivo e a competitividade predatória como pressuposto da conquista do mercado, concebido como monstro que tem que ser dominado por táticas de guerra (...) todos os concorrentes têm de ser eliminados (...) é o espírito bélico criando o clima do conflito institucionalizado (...) a cultura da violência (...), gerando corrupção e desagregação do poder (...), criando ilhas de dominação (...) lideranças não integradas nas quais cada diretoria se torna um "feudo" (PLT p.24).

Para Francisco Gomes a sociedade justa livre e solidária é a forma de seguir os três parâmetros éticos. As empresas ao adotarem essa política com seus colaboradores fazem o autor acreditar que os próprios funcionários vão se sentir valorizados e que realmente fazem parte da empresa em sua totalidade. As empresas terão um ganho imenso, pois ao cuidar do seu capital humano conseguirá ter um ambiente de trabalho satisfatório, ocasionando menos problemas de relacionamento e com um clima positivo poderá buscar o crescimento desejado. Esse conceito tem que partir das lideranças e chegar a todo o quadro da empresa.

Acredito que os princípios éticos devem ser aplicados para vivermos na sociedade com dignidade, respeito e confiança de todos. Nas empresas funcionam da mesma maneira, pois o conceito de equipe deve ser respeitado, pois desse modo teremos um ambiente agradável para superarmos todos os resultados e objetivos propostos e nas adversidades terem força e união para reverter o mais rápido possível o quadro negativo que a empresa se encontra.

Passo 2: Acesse Notícias sobre a ENRON/ PARMALAT/ARTHUR ANDERSEN:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7Ut1sEOUW3UMDg5NDAwNjAtOGM1Yi00ZTIxLTlhMWYtNDljZDZhNzc4OWI3&hl=en – acesso em 24 de jan. 2011.

Leia os textos, complementando o seu entendimento sobre como a falta de ética gera prejuízos às empresas.

As pessoas de mau-caráter, antiéticas, sem princípios decentes que não se importam com nada e com ninguém estão à frente liderando em todos os locais e nas empresas a falta de ética empresarial vem ocorrendo devido o mundo capitalista em que vivemos, onde o objetivo principal é o dinheiro e essas pessoas irão fazer de tudo, passar por cima de qualquer coisa para conseguir mais e cada vez mais. Fraudes, mentiras, alterações, informações manipuladas são meios comuns no meio dessa sujeira que as pessoas sem éticas profissionais fazem. A organização só tem a perder, pois mais cedo ou mais tarde são descobertas as fraudes e grandes companhias perdem credibilidade, dinheiro e mancham a sua imagem, demorando muito tempo para se reerguer, isso quando conseguem, pois muitas vão a falência.

Passo 3: Assista ao filme Enron

Título Original: Enron: The Smartest Guys in the Room

Gênero: Documentário.

Tempo de Duração: 110 min.

Ano de: 2005.

Sinopse: Baseado em best-seller escrito por Bethany McLean e Peter Elkind, o documentário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com