TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ação Pedagógica Do Professor Em Sala De Aula

Ensaios: A ação Pedagógica Do Professor Em Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Temos visto hoje em dia diversas habilidades do professor dentro da sala de aula exitosas, onde os alunos aprendem com maior ênfase, se empenham melhor, e sendo assim, há melhor rendimento tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Onde será que esses tipos de profissionais aprendem tal feitio? Como eles conseguem “segurar” os alunos assim por tanto tempo?

Fomos ver isso na pratica, aprender com os mestres, saber o que eles tem feito, como eles tem feito, o porque dá certo, e porque tantos alunos se interessam por certos tipos de atividades diferenciadas, e outros não.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia é difícil encontrar profissionais que saem do planejamento para simplesmente fazer a aula dar certo, fazer os alunos quererem estar ali por conta própria.

E foi exatamente isso que encontramos, uma escola onde pudemos encontrar profissionais que fazem a aula dar certo, onde os alunos amam estar ali, onde cada minuto é um prazer estudar.

Devemos estudar os meios de alcançar a felicidade, pois, quando a temos, possuímos tudo e, quando não a temos, fazemos tudo para alcançá-la. (EPICURO, 300 a. C.).

2.1 A ESCOLA

A escola visitada foi E. E. Antônio Delfino Pereira, a escola conta atualmente com 156 alunos conforme determinação da secretaria estadual de educação do estado, situada na Rua Ciro Nantes da Silveira, 276, Bairro São Benedito, Campo Grande MS.

Um dos projetos existentes na escola é o Programa Mais Educação do governo federal, programa esse coordenado pela secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade (SECAD). O projeto é em tempo integral, onde as oficinas são feitas no contraturno. O projeto é composto por macro campos, referentes ao acompanhamento pedagógico, ao meio ambiente, ao esporte, ao lazer, aos direitos humanos, a cidadania, a cultura, as artes, a inclusão social, a saúde, a alimentação e a prevenção.

A escola conta com esse projeto desde 2010, onde os alunos passaram a participar de várias atividades como Capoeira, Judô, aulas de reforço, oficinas de artes, sala de recursos multifuncionais, entre outras.

Os responsáveis pelas atividades oferecidas no contra turno escolar são preferencialmente estudantes universitários, entretanto, um capoeirista da comunidade, por exemplo, também pode ser professor comunitário; Esses professores e estudantes universitários recebem uma ajuda de custo do governo federal, em contrapartida devem dar oficinas de 15 horas aulas por semana para os alunos da instituição.

Essas atividades tem como foco a melhoria de rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar, e são realizadas no contra turno, a perspectiva é que essas atividades extracurriculares reduzam a evasão escolar, reprovação e distorções de idade série.

A escola percebeu a necessidade de reforçar a vivencia escolar de crianças, jovens e adolescentes com o aumento da jornada e da oferta de novas atividades educacionais e de espaços favoráveis ao desenvolvimento. O objetivo é articular ação, projetos e programas em torno da escola para formação integral dos alunos.

2.1.1 O PROJETO

Dentre vários escolhemos um que chamou a nossa atenção pela criatividade, capacidade e feedback dos alunos.

A professora Virgínea Figueiredo, vendo alguns alunos ter dificuldade em leitura, interpretação, raciocínio lógico e organização de ideias, criou estratégias e repertórios diferenciados para que fosse despertando o interesse, a motivação pela aprendizagem, sendo assim, sanando as dificuldades do aluno.

Ela criou o Projeto Fases da Vida. Utilizando a sala de recursos multifuncionais, ela começou a perceber que questões familiares atrapalhava o rendimento em sala; Crianças sempre fazem perguntas procurando entender onde e quando nasceram, quem são elas no mundo, etc... Esse projeto tem como objetivo resgatar os conceitos que nos levam a compreender questões do passado, possibilitando a compreensão real do presente, importante para a construção das identidades sociais.

E foi através desse projeto que ela propôs a compreensão do que é passado, presente e futuro, pois é da própria existência e das varias fases da vida, que colaboramos para o avanço do nosso processo de ensino aprendizagem.

Utilizando os conteúdos da Língua Portuguesa (leitura e interpretação, pratica de leitura, produção textual, analise e reflexão sobre a língua, oralidade) e Matemática (números e operação, espaço e forma, grandezas e medidas, tratamento da informação) e fazendo uso de recortes e colagem, tecnologia assistida, objeto educacional (OE), vídeos, fotos e revistas, ela transformou uma simples aula em uma divertida aprendizagem.

2.1.1.1 OBJETIVOS E RESULTADOS

Conceituais:

• Estabelecer relações entre presente e passado;

• Comparar diferentes modos de vida em diferentes tempo e espaço;

• Identificar o próprio grupo de convívio;

• Conhecer seu próprio passado;

• Reconhecer as pessoas que fazem parte da sua vida;

• Entrevistar os pais e avós;

• Estimular a leitura escrita;

• Desenvolver o habito de “aprender a ouvir”.

Procedimentais:

• Preparar e ilustrar um mural;

• Recortar e colar imagens e fotos;

• Pesquisar sobre fases da vida;

• Ler o poema “Passos”;

• Analisar a certidão de nascimento;

• Fazer a linha do tempo;

• Recontar sobre a vida de seus pais e avós.

O encerramento desse projeto não poderia ser diferente, vários alunos empenhados, expondo seus trabalhos para os amigos, familiares, coordenadores da escola, mas o mais importante, é ver nos olhos da professora um trabalho bem feito, um trabalho que irá durar a vida toda, um trabalho prazeroso, um projeto realizado.

2.1.1.1.1 NOSSA VISÃO

Ao nos depararmos com tal escola percebemos que como os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com