TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A consideração do ponto de vista de vários autores sobre os direitos das pessoas e vários momentos da história que contribuíram para a consolidação universal dos direitos humanos protegeu a população de países autoritários

Trabalho acadêmico: A consideração do ponto de vista de vários autores sobre os direitos das pessoas e vários momentos da história que contribuíram para a consolidação universal dos direitos humanos protegeu a população de países autoritários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 12

PÓLO BARRA DO CORDA

CURSO-SEVIÇO SOCIAL 2º PERÍODO

DISCIPLINA- SOCIOLOGIA

PROFº A DISTÂNCIA: MA. MARICIENE MORES NUNES

Componentes

Greyce Marques do Nascimento RA: 426003

Karolyna e Silva Oliveira RA: 7754666133

Gleice Ribeiro Gomes RA: 431279

Kelmara da Silva de Oliveira RA: 419812

Ione de Lima Santos RA: 425998

SOCIOLOGIA- DIREITOS HUMANOS

Barra do Corda - MA

2013

RELATÓRIO FINAL – DIREITOS HUMANOS

Relatório apresentado a Anhanguera Educacional – UNIDERP, polo de Barra do Corda. Curso de Serviço Social na disciplina Sociologia.

Tutora presencial: Kelry Rodrigues de Araujo Távora

Barra do Corda-MA

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................. 3

2. DESENVOLVIMENTO ................................................................................. 4

2.1 Comparação De Características E Diferença Entre Revoluções Francesa e Americana

2.2 Tipo De Solidariedade Social Presente Na Obra De Émile Durkheim

2.3 Diferenças Entre As Declarações Dos Estados Unidos E Da França

2.4 Respostas Referentes à Era das Revoluções

2.5 Evidencia abordada dos Direitos Humanos e a Política Internacional

2.6 Respostas das Evidencias Abordadas

2.7 Realidades dos Direitos Humanos no Brasil

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................... 5

REFERENCIAS ............................................................................................... 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem mostrar o grande marcos do qual os Direitos Humanos emergiu. Fazendo comparações e diferenciação de outros documentos trazendo um grande marcos para a humanidade.

Vem mostra como as declarações que antecedente a dos Direitos Humanos, tiveram grande importância para à base de sua redação, de forma que leitor possa melhor assimilar o conteúdo. Retratando ponto de vista de vários autores sobre os direitos das pessoas, e os vários momentos da historia que contribuíram de fato para a maior consolidação dos Direitos Humanos de forma Universal, protegendo a população de países autoritários.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Comparações de Características e Diferença entre Revoluções Francesa e Americana

Característica

Ambas as declarações, deixaram grandes marcos para a humanidade e uns desses foram à democracia moderna, com os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade; a soberania do povo e o constitucionalismo.

Outra grande contribuição foi à defesa dos direito humanos, devido tanto as Declarações dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa e da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América que foram à base da Declaração Universal dos Direitos Humanos feito pela ONU, para estabelecer critérios quanto aos maltrato de países a seu povo.

Diferença

Segundo Fábio Konder Comparato, Ambos os documentos reconhecem a necessidade de se tutelar valores individuais como a liberdade e a igualdade. Mas “a grande diferença [entre eles] está no fato de que o texto francês não segue a visão individualista das declarações americanas e confia muito mais na intervenção do legislador enquanto representantes de interesse geral”[7].

2.2 Tipo De Solidariedade Social Presente Na Obra De Émile Durkheim

De acordo com Émile Durkheim os laços que prende os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades seriam dados pela solidariedade do tipo orgânica e mecânica.

Para Émile Durkheim Cada um de nós teria uma consciência própria (individual). A consciência individual estaria ligada, de certo modo, à nossa personalidade. Mas a sociedade não seria composta pela simples soma de homens, isto é, de suas consciências individuais, mas sim pela presença de uma consciência coletiva (ou comum). A consciência individual sofreria a influência de uma consciência coletiva, a qual seria fruto da combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais e sentimentos comuns daquilo que temos como certo ou errado e, dessa forma, ela exerceria uma pressão externa aos homens no momento de suas escolhas, em maior ou menor grau. Ou seja, para Durkheim a consciência coletiva diz a respeito aos valores do grupo ao qual o sujeito este inserido e seria transmitido pela vida social de geração e geração por meio da educação. A soma das consciências individual com a coletiva formaria o ser social, o qual teria uma vida social entre os membros do grupo.

Assim, podemos afirmar que a solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas.

Solidariedade do tipo mecânica e suas características:

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com