TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonceito de comportamento organizacional sob o ponto de vista de dois autores Stephen P. Robbins e Eduardo Soto

Trabalho acadêmico: Сonceito de comportamento organizacional sob o ponto de vista de dois autores Stephen P. Robbins e Eduardo Soto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Inicialmente apresentaremos conceito de comportamento organizacional sob o ponto de vista de dois autores Stephen P. Robbins e Eduardo Soto que após comparação chegamos à conclusão que o comportamento das pessoas dentro de uma organização é muito importante e cada colaborador deverão ser estudados separadamente ou em grupo para que se descubram quais são suas habilidades.

FALTANDO COMPLEMENTAR........................................

CAPÍTULO 1 – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Antes de se aprofundar no assunto vamos conhecer o que é comportamento organizacional no conceito de dois autores diferentes. Vejamos abaixo a concepção de cada e a comparação de sistema aberto e fechado:

Comportamento Organizacional por Stephen P. Robbins: é um campo de estudo dos indivíduos, grupos e estrutura de uma organização. Para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente, aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento. Preocupa-se em estudar o que as pessoas fazem nas organizações e como o comportamento afeta o desempenho das empresas, principalmente no comportamento quanto suas funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administrativo. Stephen acredita que é necessário ter motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitude e percepção, processos de mudanças, conflito, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Comportamento Organizacional por Eduardo Soto: refere-se a atos e atitudes das pessoas na organização. Usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento. Como as pessoas são diferentes uma das outras é necessário observar o Comportamento Organizacional em uma perspectiva de contingência, utilizando variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito. É necessário enfrentar os desafios da competitividade e as ocorrências de mudanças no comportamento.

Comparando os dois autores concluímos que o comportamento das pessoas dentro de uma organização é muito importante, cada colaborador deve ser estudado separadamente e também em grupo, para que se descubram quais são suas habilidades, descobrindo assim em qual área ele será mais feliz e conseqüentemente mais comprometido e produtivo dentro da organização.

O Sistema Fechado seria um sistema que não interage com o meio ambiente, não recebe recursos externos e também nada produzem que seja enviado para fora, temos como exemplo o relógio, a matemática (1+1 = 2 será sempre 1+1=2), etc.

O Sistema Aberto já seria o contrário do fechado, ele interage com o meio ambiente por intermédio de entradas e saídas. Todas as organizações tem intercâmbio externo, portanto são sistema aberto. Tem capacidade de adaptação, ajustando-se ao meio ambiente para sobreviver, interagindo com o meio ambiente restaura assim sua própria. Podemos citar como exemplo: o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

Comportamento Organizacional é o estudo sobre a dinâmica das organizações e dos comportamentos de como as pessoas e grupos se comportam no interior delas, é uma área da administração que avalia o comportamento dos grupos de pessoas ou pessoas individualmente e de seus impactos no ambiente das empresas ou organizações.

Dentro desta área de Comportamento Organizacional temos várias características. Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas que de maneira continua e organizada agem para atingir um objetivo comum.

O conceito de Comportamento Organizacional consiste em estudar o comportamento das pessoas focando as atitudes e ações dos indivíduos e grupos nas organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, rotatividade além de promover a cidadania organizacional a fim de reter talentos e promover o engajamento das pessoas.

Dentro do Comportamento Organizacional temos as variáveis: Estrutura, clima, cultura, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais. Também oportunidades e desafios que explicamos abaixo:

- Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando os processos contínuos dentro da organização;

- Administrar as diferenças da força de trabalho fazendo a integração das pessoas entre sexo, raças, etnias e outros;

- Ser ágil em relação à globalização aprendendo a trabalhar com pessoas de diferentes culturas, compreendendo e nos adaptando as mesmas;

- Estimular e inovar. As organizações precisam encorajar as pessoas a aceitar as mudanças devido a elas serem a mola propulsora das organizações e a aceitação destas mudanças e inovações pode ser um sucesso para a empresa ou se não poderá ser uma barreira para o seu sucesso.

CAPITULO 2 – INOVAÇÃO

Realizamos uma pesquisa envolvendo dezenove pessoas de diferentes faixas etárias, cargos ou funções. Tomamos como base a seguinte afirmação: É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. Abaixo o relato de cada uma delas:

Rosi Menezes, 27 anos, Atendente - Tany Profissional: Inovar é um novo jeito de caminhar é alterar algo que já existe ao contrário de criar algo, a inovação vem sempre para melhorar algo que esta ruim ou deixar melhor aquilo que já é bom, hoje em dia quase toda empresa tem um setor que é responsável por estas inovações seja no setor de marketing ou o próprio SAC o certo é, que precisa inovar mostrar ao cliente, aos colaboradores as pessoas que estão apenas passando, que aquela empresa tem um diferencial que as outras não têm.

Mariane Silva, 22 anos, Atendente – Valid: É aprender com as experiências e aperfeiçoar sempre.

Tamara Martins, 21 anos, Técnica em Informática – Valid: É desenvolver o bem estar da equipe e consequentemente atrair o crescimento da empresa.

Antônio Silva, 28 anos, Líder de Atendimento – Valid: É satisfazer de uma forma diferente uma necessidade pessoal ou coletiva.

Jessica Romeda, 26 anos, Líder de Atendimento – Valid: É arriscar tudo o que a criatividade ousa cogitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com