TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção de um projecto de investigação

Abstract: A construção de um projecto de investigação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  Abstract  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

O objeto de estudo das ciências sociais é histórico. Isto significa que cada sociedade humana existe e se constrói num determinado espaço e se organiza

de forma particular e diferente de outras. Por sua vez, todas as que vivenciam a mesma época histórica tem alguns traços comuns, dado o fato de que vivemos num mundo marcado pelo influxo das comunicações. Igualmente, as

sociedades vivem o presente marcado por seu passado e é com tais determinações que constroem seu futuro, numa dialética constante entre o que está dado e o que será fruto de seu protagonismo.

A ciência produz uma sistematização de conhecimentos e um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de determinado objeto que se deseja estudar. É uma forma hegemônica de construção da realidade e é considerada a única promotora da verdade no mundo atual. Considerando-se as discussões sobre essa questão na sociedade globalizada e complexa, pode-se também dizer que as formas de pensar que norteiam o ordenamento das relações sociais na contemporaneidade, não são totalmente informadas pelo saber científico, como modo de pensar hegemônico.

Nas Ciências Sociais, o objeto de estudo é essencialmente qualitativo, ou seja, com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes e traduzindo a subjetividade do processo de investigação. Esse conjunto de fenômenos humanos é entendido aqui como parte da realidade social, pois o ser humano se distingue não só por agir, mas pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro e a partir da realidade vivida e partilha com seus semelhantes.

Esse processo se inicia com a fase exploratória da pesquisa, ou seja, a construção do projeto de pesquisa, com a escolha do tema de investigação, contextualização do problema, justificativa, definição do objeto de estudo, objetivos, questões norteadoras, construção do marco teórico e conceitual, metodologia apropriada e cronograma de atividades. A segunda fase corresponde ao trabalho de campo, com a produção dos dados por meio da entrevista, observações, levantamento de material bibliográfico e documental e em seguida, a terceira fase para o tratamento do material produzido no campo através da ordenação, classificação e análise. Dessa forma, a Revista Interdisciplinar, tem apresentado pesquisas de abordagem qualitativa, considerando que a pesquisa social, representa o caminho teórico que aponta a dinâmica do real na sociedade e estuda a vida social aplicando seus princípios aos fenômenos, entendendo que cada etapa da realidade é vista como algo transitório, que pode ser transformado pela ação humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com