TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os métodos mais comuns de avaliação de projectos de investimento

Trabalho acadêmico: Os métodos mais comuns de avaliação de projectos de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  6.955 Palavras (28 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 28

1. SUMÁRIO

1. Sumário..........................................................................................................................02

2. Introdução.....................................................................................................................03

3. Desenvolvimento..........................................................................................................05

4. Conclusão......................................................................................................................39

5. Referências Bibliograficas...........................................................................................41

2. INTRODUÇÃO

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

O projeto vai se pagar?

O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?

Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

• Payback;

• Payback descontado;

• Valor presente líquido – VPL;

• Taxa interna de retorno – TIR. .

3. DESENVOLVIMENTO

Etapa 1

Tipos de Investimento

A primeira pergunta que nós vem à cabeça quando o assunto é investimento é; Podem ser variadas, versando sobre quanto ganharei no final do período ou com relação aos riscos da aplicação. De uma forma ou de outra, ambas estão ligadas a uma mesma variável: o retorno do investimento.

Quem está preocupado com ganhos, pode ter que arriscar mais para garantir um retorno melhor. Por outro lado, quem está inseguro com relação aos riscos pode optar por uma aplicação menos rentável, mas mais conservadora.

Pesquisa da Quorum Brasil revela que, quando o assunto é investimento, o primeiro ponto levado em consideração, tanto por homens quanto por mulheres, é a rentabilidade. Na divisão por faixa de renda, o item também aparece no topo da lista entre os pontos analisados na hora de investir.

Diante deste resultado, conheça a rentabilidade de diferentes modalidades de investimentos e avalie a aplicação que mais se adequa aos seus objetivos.

Mercado de Ações - sem rentabilidade garantida.

Ações são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor uma rentabilidade garantida, previamente conhecida. Por não oferecer uma garantia de retorno, este é um investimento considerado de risco.

A rentabilidade dos investidores é composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa emissora, além do eventual ganho ou perda de capital por conta da venda da ação.

O retorno do investimento, no entanto, dependerá de uma série de fatores, como desempenho da empresa, comportamento da economia brasileira e internacional etc.

"O investidor, principalmente se iniciante, deve ter sempre em mente que o mercado de ações é um mercado de risco e que pode ganhar (aumentando seu patrimônio) ou perder (diminuindo seu patrimônio) a quantia que investir, total ou parcialmente", diz um alerta do site da BM&F Bovespa.

Títulos públicos - liquidez garantida pelo Tesouro

Com liquidez garantida pelo Tesouro Nacional, os títulos públicos são ativos de renda fixa que se constituem em boa opção de investimento. Segundo o site do Tesouro Direto, programa de venda de títulos a pessoas físicas desenvolvido pelo TN, em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), o rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado.

A rentabilidade varia de acordo com o tipo de título e o preço de aquisição, podendo ser prefixada (LTN), indexada à taxa SELIC (LFT), indexada ao IGP-M (NTN-C) ou indexada ao IPCA (NTN-B).

Confira as vantagens e desvantagens de cada um desses títulos com relação às suas respectivas rentabilidades:

LTN - Letras do Tesouro Nacional

Por se tratar de título prefixado, o investidor tem a exata noção do retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento, mas...

O investidor está sujeito a perda de poder aquisitivo em caso de alta de inflação e, caso não consiga "carregar" o título até o vencimento pode ter rentabilidade maior ou menor do que a acordada.

LFT - Letras Financeiras do Tesouro

Indicada para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic), mas...

O preço do título flutua em função da expectativa de taxa de juros dos agentes financeiros.

NTN-C - Notas do Tesouro Nacional - Série C

Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IGP-M. Além disso, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que aumenta a liquidez possibilitando reinvestimentos, mas...

O preço do título flutua em função da expectativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com