TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dança segundo Laban

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina – Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Atividade de Portfólio

Profª. MS Marciana Roberta de Oliveira

Aluno: Gabriel Marques Pedroso

RA: 1174439

Rudolf Laban viveu entre os anos de 1879 a 1958, foi uma figura muito importante para a dança no século vinte. Laban observou movimentos cotidianos e naturais dos seres humanos ampliando seus horizontes do que era compor dança, para ele a dança deveria envolver as pessoas como um todo.

Laban desenvolveu a chamada “Dança Coral”, nessa dança Laban dividia seus alunos em três grupos de acordo com a estatura de cada um deles; dançarinos altos, dançarinos médios e dançarinos baixos. É importante ressaltar que devido ao fato de Laban ter estudado arquitetura ele valorizava muito o espaço e passou a entender espaço como movimento.

Rudolf também deu atenção a questão da geografia, para ele o corpo é obediente ao esforço. “Quando Laban cita a “forma do esforço” está referindo-se á construção do espaço pelo deslocamento de peso”. Laban desejava construir um novo método de dança que retratasse o corpo do homem das épocas de conturbação.

Como o balé não o agradava para realizar o objetivo cujo achava o fundamental da dança ele propõe uma releitura da dança. Passou dez anos estudando os movimentos de pessoas comuns e descobriu o que denominou de “ordem coreológica” um novo modo de organização.

Conclui-se que Laban revolucionou o modo de fazer dança e de se ver a dança, ele priorizava o ser humano e não apenas o movimento, para ele a dança é composta por nossos movimentos naturais e cada um possui sua forma de se expressar. Seu diferencial foi à aplicação de outras áreas do conhecimento incorporadas a dança e também sua dedicação de estudar e compreender os movimentos realizados pelas pessoas do cotidiano e não apenas movimentos estereotipados em academias de dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com