TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de ergonomia

Artigo: A definição de ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Segundo a IEA - Associação Internacional de Ergonomia, a definição oficial de Ergonomia (ou Fatores Humanos) é: uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

A ergonomia se aplica à qualidade da adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. A ideia da ergonomia em poucas palavras é a ciência que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem estar humano e suas interações no meio de trabalho.

Por ser um ramo da ciência amplo, podemos subdividir a ergonomia em três áreas, a ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional. Na ergonomia física, estuda-se as características humanas em relação ao trabalho, onde tem-se o foco na postura, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculares, saúde e segurança no trabalho, por exemplo. Na ergonomia cognitiva, tem-se o foco voltado para os processos mentais como memória, raciocínio, tempo de resposta motora voltados às interações entre os seres humanos e os demais componentes do sistema, desempenhando importante papel nas tomadas de decisões, desempenho dos profissionais, interação entre homem-homem e homem-máquina, stress e treinamento. Já na ergonomia organizacional, estudamos a otimização dos processos organizacionais, como melhorias nas comunicações, gerenciamento de recursos, organização do trabalho, técnicas de trabalho em grupo e gestão da qualidade.

Enfim, temos hoje a ergonomia como uma aliada na qualidade do trabalho, tanto para o trabalhador como para o empregador, onde o primeiro não compromete, ou compromete da menor forma possível, sua saúde e o segundo evita danos à sua empresa, como por exemplo o absenteísmo oriundo de acidentes de trabalho e auxílios doença. Temos hoje aplicado a ergonomia no planejamento das funções e suas respectivas estações de trabalho, visando sempre o aprimoramento das atividades e aumentando significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador, fazendo assim com que os índices de produtividade aumente significativamente.

Bibliografia

Disponível em<http://www.significados.com.br/ergonomia/> Acesso em 19/08/2013.

Disponível em <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia> Acesso em 19/08/2013.

Disponível em <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&ved=0CFEQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.ergonomianotrabalho.com.br%2Fartigos%2FApostila_de_Ergonomia_2.pdf&ei=wq8UUuHmM6254APXkYBI&usg=AFQjCNHJyxF7JKkcdeV5JPHZzj1v-5Py_A&bvm=bv.50952593,d.dmg&cad=rja> Acesso em 19/08/2013.

Disponível em <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&ved=0CFYQFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.unila.edu.br%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Ffiles%2FO_que_e_ergonomia%281%29.pdf&ei=wq8UUuHmM6254APXkYBI&usg=AFQjCNE79NeCrYsZYZZ_AOPhgR8fvMIEdQ&bvm=bv.50952593,d.dmg&cad=rja>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com