TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A desvantagem significa o mesmo que a pobreza?

Tese: A desvantagem significa o mesmo que a pobreza?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Tema 1

Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.

Não. Escassez é quando a procura é maior que a oferta. Não é possível a produção de uma quantidade infinita de cada bem capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos.

Enquanto que pobreza é a conseqüência da distribuição desigual dos recursos pela falta da disponibilidade de adquiri-los.

Tema 2

Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.

Com base neste texto, responda:

O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?

O Estado para Keynes deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas.

Os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral.

O Estado deveria regular as expectativas em parceria com a iniciativa privada para a tomada de decisão de investimentos, evitando mudanças abruptas nestes.

Tema 3

O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.

Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional ( Brasil ) por pessoas físicas e jurídicas. Dividem- se em:

Impostos Federais: Imposto de Renda; IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Impostos dos Estados: IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automobilísticos); ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços.

Impostos dos Municípios: IPTU (Imposto sobre Propriedade Rural e Territorial; ISS (Imposto sobre Serviço de qualquer Natureza).

Tema 4

Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil financeira dos custos de produção.

A visão econômica é mais genérica, olhando mais para o mercado (ambiente externo da empresa), enquanto na visão ótica contábil-financeira a preocupação centra-se mais no detalhamento dos gastos da empresa específica.

As principais diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira são:

Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto a empresa efetivamente pagou para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com