TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diversidade linguística

Tese: A diversidade linguística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A diversidade está inserida em nossa sociedade em todos os cantos do mundo e em todos os seres que aqui habitam e em tudo que nos diferencia uns dos outros.

A sociedade em que vivemos nos proporciona inúmeras maneiras de enxergar e analisar o mundo que nos rodeia, somos constantemente transformados pelo ambiente em que vivemos. Essa influencia ocorre desde o momento que nascemos até o último momento de nossas vidas.

Neste mundo real onde se encontra o preconceito a realidade e a vida é também onde conhecemos de que é formado nosso meio social onde vivemos.

O objetivo deste trabalho é mostrar que a diversidade pode ser entendida como ter respeito pelo gosto do outro e ela é a base da existência.

2 DESENVOLVIMENTO

A diversidade é uma construção em conjunto. Esse conjunto é formado com conhecimentos históricos, culturais e sociais das diferenças que constituem as músicas, os ritmos, etc. Pois nela engloba o que existe entre as pessoas e o ambiente.

O Brasil é considerado o maior exemplo de diversidade existente.Em nosso país encontramos uma dimensão de diversidades de valores onde temos de respeitar as formas de manifestações , pensamento , crenças , comportamento , linguajar , cultura , músicas ,enfim. A diversidade seja ela qual for diz respeito a variedades e convivências de ideias características ou elementos diferentes entre si em determinada situação ou ambiente. Aprender com as diferenças dos outros, aceitar e respeitar as diferenças é uma virtude importante, pois quando passamos a conviver com elas é que iremos aprender a viver em sociedade.

“É no respeito ás diferenças entre mim e eles ou elas, na coerência entre o que faço e o que digo, que me encontro com eles ou com elas”. (Paulo Freire, 1996, p. 135)

Imagem 1: A diversidade histórica

Fonte: Almanaque do Carnaval, de André Diniz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

- Os Grandes Sambas da História (fascículos Ed. Globo, 1998).

- Site: Agenda do Samba do Choro (http://www.samba-choro.com.br/).

O carnaval que conhecemos até os dias de hoje, chegou ao Brasil em meados do século XVII trazido pelos portugueses, e as influencias chegaram com as festas que aconteciam na Europa. No século XX o carnaval tornou se popular no Brasil com suas marchinhas carnavalescas. A primeira escola de samba criada em 1928 chama se “deixa falar” hoje conhecida como “Estácio de Sá”.

Como vemos o carnaval foi adotado pelos brasileiros e se tornou uma das maiores festas populares do país. Especialmente no mês de fevereiro acontece o evento carnavalesco que traz muitas diversidades com seus sambas enredos, suas fantasias e principalmente suas histórias.

Estas festas populares são conhecidas pelas manifestações culturais, onde há a integração de músicas, danças e os conhecimentos. Muitos não sabem, mas o carnaval com suas escolas de samba trazem conhecimentos nas leras de seus sambas enredos de histórias do Brasil e do mundo.

A partir do carnaval podemos ver que a diversidade histórica está em todos os lugares e como ela abrange muitos estados, regiões, países e o mundo todo,pois contém uma diversidade que transpassa as barreiras da nossa sociedade.

Imagem 2: A diversidade linguística

fonte: mteseusmunnicipios e midianews Cias

A diversidade linguística é uma das riquezas culturais que o Brasil possui, pois em cada estado encontra se dialetos regionais diferenciados.

O processo da diversidade linguística se apropria para dizer qual é a sua raça, sua cultura e portanto um instrumento da identidade. Estas diferenças são percebidas principalmente nos sotaques fazendo surgir dialetos marcantes como os sotaques mineiros, cariocas, paulista, gaúchos, etc.

Somos feitos por muitas influencias tradicionais , ritmos e muito mais. Desta mistura de povos desenvolvemos variantes regionais que marcam. Aqui irei mostrar para seus conhecimentos algumas particularidades do falar cuiabano. A charge dos artistas Nico e Lau (artistas cuiabanos), na foto acima, mostra com clareza o falar cuiabano.

Aqui deixarei algumas formas inusitadas das pronuncias cuiabana.

-O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com