TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação é um desenvolvimento sustentável no Brasil

Seminário: A educação é um desenvolvimento sustentável no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Educação é Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais altos baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.

Em todos os lugares, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, ouvimos a palavra sustentabilidade. Mas o que significa sustentabilidade? o que é ser sustentável? Teoricamente sustentável tem origem do Latim “Sustentare” significa sustentar , favorecer e conservar.

A definição mais aceita para o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas.

No mundo em que vivemos, existem vários fatores que prejudicam o meio ambiente. Dentre eles o lixo que degrada o meio ambiente, contaminando o solo e a água, afetando de maneira negativa a vida das pessoas e dos animais. O desmatamento causado pela derrubada das árvores e também das queimadas causa sérios problemas ao ecossistema, assim dificultando a manutenção da vida.

A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade pode ter conseqüências catastróficas. Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar o meio ambiente no qual se vive dentro deste ambiente. A continuação e sobrevivência da raça humana estão totalmente dependentes da conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.

A inclusão de educação ambiental nos altos baixos níveis proporciona a formação de indivíduos com senso critico e de responsabilidade social, cidadãos capazes de construir idéias, valores, habilidades e atitudes voltada para o desenvolvimento sustentável, para que as gerações futuras possam desfrutar desse meio e possam suprir suas necessidade em relação ao mesmo, não sendo privados desse direito. A inclusão de educação voltada a sustentabilidade e essencial e de suma importância já que é proporciona a conscientização e sensibilização.

O resultado será pessoas mais ecologicamente preocupadas, interessados no conhecimento e preservação e assim teremos cidadãos com participação considerável na melhoria da qualidade de vida e na proteção e conservação do meio ambiente.

“ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo – se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê–lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 Constituição Federal.)

.

REFERÊNCIA:

http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade

http://www.wwf.org.br/natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com