TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escala do termo diversidade em toda a sua variedade e convivência de idéias

Artigo: A escala do termo diversidade em toda a sua variedade e convivência de idéias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANA CAROLINA DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DIVERSIDADE

Vespasiano

2013

ANA CAROLINA DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem.

Profs. Okçana Battini; Fábio Luis da Silva; Bernadete; Márcia Bastos; Lílian Salete A. M. Lima.

Tutora eletrônica: Nayad Pereira Abonizio

Tutor(a) de sala: Tatiana Nunes Oliveira

Vespasiano

2013

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho é de extrema importância para nos fazer refletir sobre o mundo de diversidade em que vivemos. Uma sociedade de contrastes e afinidades onde essa diversidade tão abundante se faz positiva mas também negativa em alguns aspectos.

O objetivo é mostrar a dimensão do termo diversidade em toda sua variedade e convivência de idéias. Seja histórica, lingüística, cultural ou outras tantas existentes. Mostrar que no meio de tantas diferenças é possível e necessário conviver em harmonia em sociedade.

A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intercessão de diferenças ou ainda, na tolerância mutua.

A Diversidade Histórica

http:/facebook.com/escritos

A diversidade linguística

http:/espacoeducacaoriopreto.blogspot.com.br/2011/06/diversidade-linguistica.html

A Diversidade Cultural

http:/estacaodireitos.radiomargarida.org.br http:/ufmg.br

DESENVOLVIMENTO

Diversidade Histórica, Cultural e Linguística

Nosso país é caracterizado pela sua pluralidade étnica, fruto de um processo histórico que vem desde a sua colonização. De inicio a sua formação cultural se deu através de três grupos diferentes: portugueses, índios e africanos, porém com o passar dos tempos vieram outros imigrantes para incorporar essa mistura de raças e culturas.

Possui uma extensa faixa territorial, o que o torna cheio de marcas e regionalismos, cada localidade tem seus costumes, sendo assim não existe uma única cultura brasileira, mas sim várias dentro de um mesmo território.

A diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social (inclusive econômica) das diferenças. Ela é construída no processo histórico-cultural, na adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Os aspectos tipicamente observáveis, que se aprende a ver como diferentes, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque os sujeitos históricos, na totalidade das relações sociais, no contexto da cultura e do trabalho, assim os nomearam e identificaram. Inobstante a hierarquia que existe no sistema, os papeis devem ser definidos e trabalhados de forma colaborativa, para que ocorra efetivamente respeito à diversidade aos princípios democráticos construídos legalmente. (Brasil, 2008ª,pág.63)

Dentro da sociedade podemos dizer que as pessoas, por conseqüência do individualismo e outros fatores, se preocupam apenas com a realidade presente no seu cotidiano. Como na charge, as pessoas desconhecem determinados problemas, quando não os vivenciam.

Com toda a miscigenação de povos e culturas existentes em nosso país, não é de se estranhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com