TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da humanidade

Projeto de pesquisa: A evolução da humanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 16

1- Introdução

Olhando a nossa volta, podemos observar a importância dos engenheiros. Nossas roupas foram fabricadas em máquinas desenvolvidas por engenheiros. Nosso relógio, nosso telefone celular, o computador, enfim, quase tudo que temos ou usamos, inclusive a energia elétrica e as lâmpadas que estão nos iluminando, foi desenvolvido, projetado e executado por engenheiros.

Segundo Holtzapple e Reece (2006), engenheiros são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara.

É fácil percebermos uma dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos produtos tecnológicos. Muito do que as evoluções da ciência e da tecnologia têm proporcionado nos facilita a vida, economiza tempo, protege nossa saúde, enfim, isso, em grande parte, é decorrência da evolução da engenharia.

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.

O importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente. Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa trajetória, desenvolvendo, dentre tantas outras utilidades, sistemas de transporte e de comunicação, sistemas de produção, processamento e estocagem de alimentos, sistemas de distribuição de água e energia, equipamentos médicos, etc.

Para Bazzo e Pereira (2011), uma característica importante do engenheiro é a sua visão sistêmica, que lhe confere um bom domínio da realidade física, e, por extensão, das atividades social e econômica. Isso proporciona um panorama de conjunto que propicia interpretações de sistemas e subsistemas em contextos bastante amplos.

Assim, o engenheiro adquire durante a sua formação uma ideia integrada de seu trabalho com o ambiente que o cerca.

2- Metodologia

O caminho metodológico é aquele que estabelecemos para a condução de nova pesquisa, é o que se enquadra melhor diante dos objetivos que pretendemos, para isso é necessário que utilizemos instrumentos que atendam de forma mais completa a exigência do estudo. De acordo com Minayo (1994, p.16): “A metodologia é o caminho de pensamento e prática exercida na abordagem da realidade”.

Marconi e Lakatos (2006, p.15) definem: “a pesquisa é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui o caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.

Optamos para a realização deste trabalho, uma pesquisa de cunho exploratória, pois tem como característica proporcionar a formulação de questões ou de um problema, constituir hipóteses, aumentar a familiaridade de pesquisador com o ambiente, fato ou fenômeno, para realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e tornar mais claro os conceitos (Figueiredo, 2005).

Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, ou seja, aquela que se desenvolve em uma situação natural, rica em dados descritivos, que focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada.

Foi realizado um levantamento bibliográfico consistindo na seleção e a conseqüente listagem da obra, de toda a referência disponível associada ao tema do trabalho, e assim executando a pesquisa bibliográfica.

O cenário da pesquisa foi a biblioteca da Universidade Candido Mendes localizada no município de Niterói, onde tivemos acesso a livros, artigos e sites confiáveis específicos sobre o assunto.

A pesquisa foi realizada no período de Março de 2014.

3- Desenvolvimento

3.1- Síntese Histórica

A evolução da humanidade se processa de forma contínua, caminhando ao sabor da cultura, dos contextos históricos e sociais.

Mas, volta e meia, têm-se observado alguns saltos esporádicos de maior transformação, quando progressos científicos retumbantes acontecem, quando invenções tecnológicas inovadoras chegam ao mercado consumidor. Isso acontece basicamente em duas oportunidades: quando diante de grandes crises (guerras ou catástrofes naturais) ou quando diversos fatores propícios para tal se conjuguem.

Se o trabalho dos engenheiros é importante no dia-a-dia de uma sociedade, também nessas duas oportunidades mais expressivas eles estão lá como elementos fundamentais para a procura de soluções, para a concretização de ideias ou mesmo para a administração dos serviços necessários à execução dos produtos.

No início da produção de mercadorias o artesão desenvolvia todas as fases produtivas, desde a concepção e a criação do produto, até a sua execução final. A origem da Engenharia de Produção ocorre quando esse artesão além de produzir preocupou-se em organizar, integrar, mecanizar, mensurar e aprimorar a produção.

Com a revolução industrial iniciada no século XVIII na Inglaterra, houve o aparecimento da manufatura introduzindo a máquina-ferramenta. Isso passou a exigir um tratamento mais adequado aos processos de produção.

3.2- Antecedentes Históricos da Engenharia de Produção

Um ponto interessante ao se estudar a história da Engenharia de Produção é o fato de

3.2- Antecedentes Históricos da Engenharia de Produção

Um ponto interessante ao se estudar a história da Engenharia de Produção é o fato de muitas atividades ligadas a ela serem difundidas e implementadas nas organizações, de uma forma empírica, bem à vanguarda do surgimento da profissão. Como já mencionado anteriormente, pode-se considerar que algumas atividades relacionadas à Engenharia de Produção nasceram com a Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, quando empresários e administradores ingleses introduziram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com