TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Da Humanidade

Trabalho Escolar: Desafios Da Humanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  2.214 Visualizações

Página 1 de 3

Os Desafios da Humanidade e do Nordeste Brasileiro

A humanidade do século XXI enfrenta vários desafios como a fome, o desemprego, a violência, e os problemas ambientais. Além dos desafios do nordeste brasileiro que vão da fome, a desigualdade, a falta de escolaridade, o desemprego e a corrupção. Com tantos problemas não se pode ficar omisso a tantos desafios que é detectado diariamente por todos nós.

Ainda em pleno século XXI, a fome da humanidade nos mostra que a desigualdade econômica é um dos maiores desafios da humanidade, pois a produção mundial de alimentos é suficiente para alimentar 11 bilhões de pessoas por dia, enquanto que a população mundial, segundo a ONU, é próxima dos 6,3 bilhões de seres humanos. E mesmo assim 24 mil pessoas por dia morrem de fome no mundo. A fome mata mais que os acidentes no trânsito, do que a AIDS, do que o Câncer e do que as guerras.

Nossa humanidade que lutar contra a desigualdade e o desemprego. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 30% da população economicamente ativa do planeta está ou desempregada, ou no subemprego ou em atividades precárias só garantem sobrevivência precária.

A violência é outro grande desafio, porque o trafico de drogas, pessoas, armas e produtos falsificados, latrocínios faturam dezenas de bilhões de dólares ao ano no mundo. Os estados modernos têm se mostrado incapazes para combater o crime organizado, tendo em vista a gritante inferioridade de recursos humanos e tecnológicos no confronto com o crime organizado.

Os problemas ambientais são diversos como: os gases responsáveis pelo aquecimento global que são produzidos pelos combustíveis fósseis usados nos carros, nas indústrias e nas termelétricas, pela produção agropecuária e pelas queimadas nas florestas cuja concentração de dióxido de carbono na atmosfera resultaria a elevação do nível dos mares devido à expansão térmica do oceano, o derretimento das coberturas de gelo nos polos, na Groenlândia e nas cordilheiras com o desaparecimento de grandes extensões de terra ao longo da costa marítima, juntamente com ilhas de terras baixas, a ocorrência de chuvas excessivas em algumas áreas do planeta e de seca em outras e um número maior de furacões.

O Nordeste do Brasil é setenta vezes maior que Israel e tem uma população equivalente à soma populacional da Espanha e Portugal que é de 50 milhões de pessoas. Mesmo assim, o nordeste sofre por falta de investimentos na educação, já que detém a maior taxa de analfabetismo; na saúde, é campeão na mortalidade infantil e lanterninha na disponibilidade de leitos e UTIs do SUS. Sem contar que o trabalho infantil, muitas crianças já trabalham com menos de nove anos. Com Pouca educação e dinheiro escasso formam um binômio que gera violência. E a violência no nordeste, que não chega a ser a maior do país, está crescendo aceleradamente e Pernambuco está no topo do ranking regional.

Há Falta de Políticos comprometidos com o futuro do povo nordestino. A falta ou a escassez destes provoca a insuficiência de políticas e ações públicas para redimir o cidadão da favela e do sertão, os dois maiores focos da pobreza regional.

A existência de uma política que favorece a educação e a economia é importante, pois com a melhoria da educação a população ficaria com uma mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com