TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do formador de professores de matemática no contexto das mudanças curriculares”.

Por:   •  29/4/2015  •  Tese  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

SÍNTESE

A tese apresentada ao programa de pós-graduação da UEC com requisito parcial para o obtenção do titulo de doutor pelo professor José Ronaldo Melo tendo como titulo “A formação do formador de professores de matemática no contexto das mudanças curriculares”. Ele buscou investigar como uma comunidade aprende e transforma suas práticas, sobretudo seus discursos e saberes sobre formação de professores de matemática num contexto de mudança curricular, além de identificar e analisar as práticas dessa comunidade, sobretudo seus discursos, saberes, experiências, modelos, teorias, conflitos, resistências, avanços e recuos, investigando as origens desses aspectos no contexto do ambiente de formação.

O primeiro capitulo intitulado “o trajeto, a busca e o sonho”, o autor mostra alguns dos principais dilemas e desafios presentes na formação do professor de matemática, descrevendo os objetivos, as questões investigativas e os caminhos trilhados ao longo de sua pesquisa. Ele conta um pouco de sua história mostrando o que o motivou a escolher este tema para seu estudo. O autor fala de sua origem e das dificuldades deparadas durante a vida humilde até ingressar na Universidade Federal do Acre, onde mais tarde torna se professor, e as dificuldades deparadas em quanto aluno, o motivando posteriormente a fazer reflexões e ações sobre como modificar o currículo do curso de Matemática no sentido de promover uma integração entre os saberes docentes presentes na formação de professores, incluído aí saberes escolares das instituições de destino de nossos futuros egressos.

O autor também apresenta os objetivos da pesquisa e as questões que mobilizaram a produção dos dados e favoreceram a reflexão e a análise sobre a formação de professores de matemática no âmbito da instituição universitária onde atua como professor e pesquisador dos processos de inovação curricular. Assim, José Ronaldo Melo discute algumas possibilidades e descreve alguns caminhos que o conduziram a uma compreensão das questões levantadas.

No segundo capítulo, “o professor formador e sua formação”, o autor aponta o que seria um lugar, que é uma configuração instantânea de posições. Implica uma indicação de estabilidade. Um lugar é ordem segundo a qual se distribuem elementos nas relações de coexistência, ficando excluída a possibilidade de duas coisas, de ocuparem o mesmo lugar.

Ele coloca que os espaços e lugares são importantes em nossa percepção e estão presentes como desafios para a formação inicial/continuada dos formadores de professores de matemática para a Educação Básica. Ao aprofundar as reflexões sobre questões relacionadas ao formador de professores e a sua formação, ele descreve alguns aspectos relacionados às práticas discursivas presentes na literatura sobre a formação do formador de professores de matemática.

O currículo e a formação se constituem como produto um do outro, não só através das possibilidades de articulações disciplinares presentes na observação, nas disciplinas e na utilização do espaço e do tempo próprios da formação docente, mas também pelas significações produzidas na relação entre conhecimentos, aprendizagens e poder. Assim a mudando no currículo e formação proporciona benefícios e deve ser incentivado. Sendo assim, as reformas educacionais prescritas nos últimos dez anos atribuíram ao professor um papel central na melhoria do processo educativo, e a formação do professor tornou-se um dos temas mais importantes na agenda dessas reformas. Espera-se muito dos cursos de formação e, em consequência, dos professores formadores.

No que diz respeito a formação inicial do professor formador de professores, esses atuam como formadores nas universidades, tendo sido preparados nessa modalidade para lidar com a prática científica da matemática, e de licenciados, inicialmente aptos a lidar com a prática pedagógica dessa área, atuando na segunda metade do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Melo cita em seu trabalho autores que também apresentaram opiniões sobre esse assunto em suas pesquisas, mas, os resultados dessas pesquisas, pouco tem sido incorporados à prática de formação de professores e levados em consideração durante os processos de reestruturação curricular dos cursos de licenciatura em matemática, no entanto, como apresentado em várias pesquisas, esta prática têm trazido novas compreensões sobre o processo de formação de professores de matemática, o que certamente contribuirá para alterar, a longo prazo, esse quadro.

Outro assunto abordado por Melo é a formação continuada do professor formador de professores, pois a formação continuada do formador de professores, a partir de seu engajamento na problemática do ensino da matemática nas universidades, centros de ensino e institutos, caracteriza-se como um processo de aprendizagem longo que envolve diferentes cursos, experiências, programas, atividades e empenho pessoal. Assim pode-se observar que esta formação se dá ao longo de sua trajetória e desenvolvimento profissional.

Melo lembra que é necessário repensar a formação do formador priorizando uma qualificação específica e um envolvimento direto com a profissão. Desta forma esses professores, em sua trajetória, constroem e reconstroem seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos em suas experiências e em seus percursos formativos e profissionais. Portanto, o processo de construção de conhecimentos e saberes do formador na universidade acontece fundamentalmente no interior do espaço de formação e do exercício profissional e é constituído também pelas concepções que o professor acumula sobre o ensino a partir do conhecimento disciplinar, na pós-graduação e na pesquisa, como parte de uma comunidade de conhecimento e ainda em leituras e discussões realizadas. E também constituído pela vivência na situação de ensino, sobretudo pelas relações que esses formadores mantêm com seus alunos.

Os efeitos das políticas educacionais na formação do formador apresentam alguns aspectos das diretrizes para a formação inicial de professores de matemática prescritos pelo MEC e do contexto presente nos últimos anos na formação do professor de matemática, que de uma forma ou de outra contribuíram e contribuem para o processo formativo do formador. Assim os formadores portam e produzem conhecimentos de e sobre a matemática, saberes didático-pedagógicos que, nas oportunidades de formação possibilitam aos formandos, entre outros aspectos, aproximar teoria e prática, romper o isolamento de disciplinas de conteúdos específicos de matemática e disciplinas pedagógicas, construir significados ao ensinar matemática.

Segundo Melo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com