TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Anatomia Humana na Radiologia

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  10.234 Visualizações

Página 1 de 2

                   A importância da Anatomia Humana na Radiologia

   Para sabermos a importância da Anatomia na Radiologia, primeiramente precisamos saber a definição de Anatomia e de Radiologia.

    Anatomia Humana tem como foco o estudo do corpo humano e é considerada uma das ciências básicas da Medicina e a todas outras áreas da Saúde.

   Os conhecimentos detalhados sobre o corpo humano possibilitam diagnósticos e tratamentos médicos mais eficazes. Desta forma, esta ciência é de grande valia para a manutenção da saúde e da vida dos seres humanos.

   Podemos dizer que a Anatomia surgiu na Antiguidade, mas exatamente no Egito Antigo. Os mumificadores abriam os cadáveres dos faraós para poder realizar o processo de mumificação. Ao abrir os corpos para retirar os órgãos internos, estes mumificadores passavam a conhecer com detalhes os órgãos e outras estruturas do corpo humano.

Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas através da utilização de raios x, gerando uma imagem. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece essa especialidade pelo nome de Radiologia e Diagnóstico por imagem.

   É de fundamental importância o conhecimento da Anatomia Humana para o técnico em Radiologia, a começar pela interpretação do pedido medico á posicionar o paciente.

   O técnico deve ser extremamente competente ao posicionar o paciente para realizar o exame, pois uma vez que as radiografias saiam de má qualidade, pode resultar em erros de diagnósticos e conseqüentemente de tratamento.

Resumo

   O conhecimento da Anatomia é fundamental ao profissional da Radiologia, pois o Técnico lida desde o apalpamento para posicionar o paciente para a realização do exame, como a interpretação das estruturas anatômicas na radiografia.

http://www.todabiologia.com/anatomia/o_que_e_anatomia.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com