TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da linguagem gestual

Seminário: A importância da linguagem gestual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 4

“Não é a surdez que define o destino das pessoas, mas o resultado do olhar da sociedade sobre a surdez.”

VYGOTSKY

Professores envolvidos no processo de escolarização de alunos com necessidades especiais ou surdas devem ser capacitados e avaliados periodicamente, para estar habilitado a atender os exercícios de suas atividades, pois é ele que vai viabilizar na sala de aula as condições, adequadas para atender todos os alunos.

A escola ou ensino especial para crianças surdas é um direito, e poder dar condições para esta criança, esta na legislação brasileira.

A importância da língua de sinais

A língua de sinais é uma maneira de que pessoas que tem dificuldade na audição possam se comunicar. A língua de sinais se torna importante desde o momento em que a criança está na educação infantil, pois ela consegue se comunicar com outras crianças surdas, ela também pode ver que ela não é diferente das outras crianças, pois todas são iguais, mas se comunicam de maneira diferente. É muito importante que as crianças que nascem com essa deficiência aprendam em primeiro lugar a língua de sinais para facilitar o desenvolvimento da língua portuguesa. As pessoas surdas aprendem duas línguas: a língua de sinais e a língua portuguesa.

Hoje, podemos ver que no país, existem muitos professores formados em curso de Libras e que não são surdos, pois com o passar do tempo eles conseguem uma “pratica” melhor para trabalhar com seus alunos com problemas de audição, para não os prejudicar. Entre muitas dificuldades existentes em seus caminhos, o surdo tem como um desafio a Língua Portuguesa, pois existe uma diferença entre a escrita na língua de sinais e a língua portuguesa, o professor responsável por aulas de português tem como auxilio um tutor formado em libras, para auxiliá-lo em atividades ou provas, ou ás vezes o professor além de ser formado em Letras também é formado em Libras. Como podemos ver, o curso de Libras está cada vez aparecendo mais, pois a procura de professores interessados em se formar no curso é maior do que nos tempos passados, pois atualmente a inclusão da criança com problemas na audição é bem maior.

Apesar de existir varias pessoa se formando em curso de libras, ainda existe escolas que recusam crianças com esta deficiência. É preciso que aconteça uma mudança, para que todas as escolas possuam a inclusão de libras para nossos alunos surdos desenvolverem desde sempre a habilidade de comunicação e linguagem. Sabemos o quanto é difícil essa inclusão, muitas escolas informam que não tem estrutura para esse projeto. Claro que existe muitas escolas que abraçam o projeto, isso é muito bom, nós professores devemos sempre apoiar e ajudar no aprendizado de todos os nossos alunos e mostrar que somos todos iguais, mas agimos de formas diferentes e temos uma vida diferente uns dos outros.

Portanto nós professores sempre devemos acreditar em nossos alunos. Valorizar o aprendizado e mostrar ao aluno o respeito a toda e qualquer diferença. Todos acham que surdos tem dificuldades de se concentrar nas atividades, trabalhando com eles conteúdos de baixa qualidade, fazendo apenas o ensino de palavras, muitos dos educadores acham que estes são incapazes de aprender, uma grande enganação, pois os surdos têm capacidades sim de aprender. Cabe aos professores fazerem uma didática diferente com esses alunos e desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com