TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do estudo da linguagem gestual na construção da pessoa surda e seu desenvolvimento cognitivo

Tese: Importância do estudo da linguagem gestual na construção da pessoa surda e seu desenvolvimento cognitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

1 Explique
a importância do aprendizado da Língua de Sinais na construção da identidade da
pessoa surda e seu desenvolvimento cognitivo.

A linguagem o dialogo e a cultura são fatores primordiais para o desenvolvimento do ser humano. As consequencias da surdez ultrapassam dificuldades comunicativas e atingem areas do desenvolvimento, por isso quanto mais cedo você reconhecer que uma pessoa é surda, menos dificil fica seu desenvolvimento cognitive, a linguagem. O desenvolvimento da lingua e a aprendizagem são fundamentais para a formação da cognição. Embora a criança surda passe por varias dificuldades devido a surdez suas potencialidades de desenvolvimento de estruturas e funções cognitivas são as mesmas de criancas ouvintes.

Para compreender o desenvolvimento cognitivo da criança surda é necessario analisar os conceitos de desenvolvimento, linguagem e aprendizagem relacionando com a surdez.

“ Desde a concepção, o ser humano passa por um processo de crescimento psicologico e social que se estende ao longo de sua vida. Esse desenvolvimento está intimamente relacionado com a aprendizagem, ou seja, o processo pelo qual o individuo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente e as outras pessoas. Nesse aspecto, a aprendizagem tem um significado que sempre envolve interação social, relacionando-se com a aquisição da linguagem e a cognição.

2 Por que precisou reconhecer legalmente a Libras no Brasil?

O reconhecimento legal da Libras significou para a comunidade surda reafirmar a lingua como uma maneira de comunicação e expressão. Pois além disso a libras deve ser reconhecida pela sua estrutura gramatical propria capaz de expressar ideias abstratas e concretas, expressar tambem a realidade e até mesmo as experiencias do surdo.

Com isso o reconhecimento da Libras foi uma forma de promover uma sociedade igualitaria reafirmando a importancia da comunidade surda, que cada vez cresce mais em nosso país. Sendo assim o surdo tem um maior valor e consegue se reconhecer e posicionar diante a sociedade.

3 Discorra um texto dissertativo-argumentativo sobre a seguinte afirmação:

“Essa historia de dizer que surdo não fala, que é mudo, está errado. Eu sou contra o termo surdo-mudo e deficiente auditivo porque tem preconceito (...). Vocês sabem quem inventou o termo deficiente auditivo? Os médicos! Eu não estou aqui só para vocês aprenderem a LIBRAS, eu estou aqui também para explicar como é a vida do surdo, da cultura, da nossa identidade (GESSER, 2009, p. 45).”

O texto mostra um relato de Gesser que mostra que o termo surdo mudo não está correto na visão dele e de outros membros da sociedade surda, pois ele se sente rotulado e acha que gera uma forma de preconceitos para o surdo, na minha opnião o que Gesser escreveu está corretissimo, pois os rótulos não devem ser estabelecidos, os surdos tem uma linguagem propria para poderem se comunicar com mais facilidade entre si e não necessariamente para conseguirem se expressar, existem surdos que não são mudos, assim como existem surdos que são mudos, porém quem “ classifica “ uma pessoa antes de conhecer e saber o que ela sente, faz ou pensa está criando um pré-conceito.

4 Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com