TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da pesquisa no trabalho acadêmico

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Gilmara de Jesus Oliveira

Profa.Kátia Alves de Oliveira Fontanin

Profa.Mestra Rosenery Loureiro Lourenço

Instituto Teológico Quadrangular de Marília-SP

Curso Livre de Teologia-EAD-Metodologia do Trabalho Acadêmico

13/05/16

RESUMO

Sobre a importância da pesquisa diz respeito a aprendizagem e o valor  do estudo, tendo como foco mostrar o quanto é importante para toda humanidade as descobertas e o desenvolvimento que o conhecimento científico produz, e é através da pesquisa que observa-se os beneficies e valor .Lembrando sempre que a ciência é uma área de resultado de conhecimentos de conceitos no qual engloba um conjunto de ações, tais como sua natureza, ideias e aprendizado serão verídicos ou falsos através de sua experimentação respondendo os seus pensamentos de objetividade e racionalidade. A pesquisa é a evidência de um trabalho coeso com suas  ideias.

Palavra-chave: Conhecimento; Ética

1 INTRODUÇÃO

 

         Novos desafios colocados pelo progresso científico mostram que as novas éticas tradicionais tornaram-se insuficiente e, por vezes, inadequadas para os nossos dias. Sem duvida exige uma nova ética, baseada, por um lado, na objetividade e, por outro, no serviço a vida de todas as espécie com a finalidade de servirem a vida do homem no mundo.

           De acordo com a matéria publicada na revista “Química nova na escola, nº9 Maio 1999”[...] o presente artigo enfoca a importante temática da construção de conhecimento cientifico em salas de aula e a relação entre ideias cientificas e ideias informais dos estudantes[...]” . Razão pela qual se inclui a este trabalho relatos da matéria sobre a construção da importância da pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico.

         As técnicas de estudo e leitura, os modos de análise, pensamento e escrita compatíveis com o rigor científico, as técnicas de produção de conhecimento válido, as normas de elaboração de resenhas, resumos e monografias com as especificidades da redação científica, os projetos de pesquisa e suas etapas, as fontes de pesquisa, os métodos de abordagem e procedimento, as tipologias da pesquisa, entre outros tópicos, tudo isso há de enriquecer a jornada do estudante em seu percurso universitário (RUIZ, 2009).

2 .CONHECIMENTO  

         Segundo jornal (BJIS,v.0,n.0p.1-2,jul./dez.2006.) o conhecimento científico “[...] é extremamente importante para a população e toda sociedade científica envolvida em pesquisa, e sempre que um grupo científico se reúne novos desafios são colocados a mesa levando a discussão da equipe de desenvolvimento do trabalho a ser apresentado a nova descoberta  e  claro interesses daquele grupo. A partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. Desta forma a pesquisa gera a um determinado grupo o saber e desafia estruturas cristalizadas que sempre é tida como verdade absoluta[...]”.

         Ter acesso ao conhecimento gerado, portanto, é extremamente importante para o andar de comunidades científicas ,visto que temos novas variáveis em relação ao nosso horizontes  e como enxergar as coisas isto inclui os nossos conceitos, métodos, técnicas, instrumentos e ferramentas.

          A pesquisa só contribuirá de fato a um conhecimento científico, após sua socialização a outros, por isto sua divulgação se torna importante, pois um pesquisador faz uso tanto de sua experiência com uso teórico ou práticos que tem,

esta é a dinâmica é que permite a comunidade científica seja vista pelos seus próprios participantes o conhecimento científico depende essencialmente do grupo de  profissionais e suas relações em  que atuam. O trabalho acadêmico e sua elaboração é estabelecido por pesquisas e fontes confiáveis, entre o conhecimento acumulado e o novo conhecimento gerado; é a partir de sua capacidade e reflexão que o conhecimento teórico é aplicado com base em uma sólida pesquisa.

         A ciência é resultado de um conjunto de conhecimentos constituídos por conceitos aonde se engloba definições, hipótese e leis de uma determinada especialidade. Portanto para elaborar uma base sobre uma pesquisa é necessário um conjunto de ações de forma sistemática e suas convicções tem como pilar uma boa pesquisa.

 

         De acordo com a revista ( Química Nova  Na Escola nº9,maio 1999) “[...] o compromisso central de uma posição construtiva  de que  o conhecimento não é diretamente transmitido mas construído ativamente pelo aprendiz, é compartilhado por diferentes tradições de pesquisa no ensino das ciências .Uma dessas tradições concentra-se  na construção individual de significados  e nas varias teorias informais que as pessoas desenvolvem sobre os fenômenos naturais (Carey 1985) “como resultado das interações individuais dos aprendizes com os eventos físicos de sua vida diária. A ciência sempre exige o confronto da teoria com os dados empíricos ,exige a verdade semântica como um dos mecanismo utilizados para justificar a aceitabilidade de uma teoria cientifica. Esse fato, por si só porém, não garante a objetividade do conhecimento cientifico. Apesar de a ciência trabalhar com dados, provas factuais, ela não fica isentas a erros na interpretação dessas provas”.

        Como sabemos até os nossos dias muitos autores já publicaram suas percepções sobre pesquisa e vários salientam que essa é um processo de perguntas e investigação; é sistemática e metódica; e aumenta o conhecimento humano. (COLLIS;HUSSEY,2005). “A pesquisa parte [...] de uma dúvida ou problema e, com o uso do método científico, buscam uma resposta ou solução.” (CERVO;BERVIAN, 2002 p.63).

 

3. ÉTICA

         A questão ética é muito complica porque na busca do conhecimento cientifico não existe somente a ciência .Será difícil encontrar uma receita igual para todas elas ,mesmo dentro de uma instituição . Além disso, não há razões para, de antemão, admitir que os exerçam a práxis cientifica estejam mais ou menos qualificados para a formulação de normas éticas que os de outras profissões exceção para os profissionais  da disciplina filosófica de ética .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com