TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da reengenharia em organizações

Projeto de pesquisa: A importância da reengenharia em organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  1.576 Visualizações

Página 1 de 7

Herica Lizandra Carvalho Dutra Professor: Renato Junior Universidade estadual vale do Acaraú-Uva Tema: Reengenharia

SUBTEMA: A importância da reengenharia dentro das organizações.

RESUMO

A reengenharia corresponde ao ato de repensar e reprojetar de forma radical a estrutura da empresa, ou seja, um novo estudo da administração. A reengenharia tenta alcançar grandes níveis de desenvolvimento, não é um pretexto para cortes de recursos humanos na empresa, mas o emprego de um conjunto de fatores que desenvolvem capacidades e competências firmando vantagens competitivas.

PALAVRAS CHAVES desenvolvimento, vantagens, estudo, reprojetar, alcançar.

INTRODUÇÃO

A reengenharia é uma das teorias mais polêmica e popular da era da contemporânea e pode ser uma ferramenta radical de mudanças nos processos de uma organização que impõe desafios a organização, as empresas não podem ter sistemas fechados. O grau de intervenção nas organizações aumentou junto com a evolução dos meios de telecomunicações, a reengenharia é a ferramenta para gerar valor ao cliente e com isto todos os processos devem estar alinhados a missão organizacional.

Sendo um método de gestão empresarial que pretende incorporar de forma consciente e intencional as vantagens trazidas pela tecnologia da informação, pretende romper com o que esta estabelecida na administração do trabalho.

Proporciona um redesenho radical dos processos de negocio com o objetivo de obter melhorias em três áreas: nos custos, nos serviços e no tempo. Seus objetivos são os redirecionamentos de operação, a redução de custos sem afetar a qualidade, aumento das receitas incrementadas da orientação para o cliente e a ajuda na fusão das empresas.

A reengenharia, à diferença da automação, traz em seu bojo a inovação. Trata-se de explorar as últimas capacidades tecnológicas para atingir metas inteiramente novas. (HAMMER, MICHAEL, 1994, p. 68).

DESENVOLVIMENTO

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, as empresas estão predispostas a mudar. Há hoje no mercado softwares específicos para mapeamento dos processos; anúncios de empregos já solicitam profissionais com vivência na área de redesenho de processos, inclusive, com conhecimento em gestão de processos, gestão de riscos e indicadores, pois a reengenharia muda o processo de forma radical.

Hammer e Champy (1994) caracterizam o principal da reengenharia como sendo uma análise e alteração profunda em criar chaves do negocio envolvendo a estratégia, processos, tecnologia, organização e cultura. Na reengenharia, os gestores separam-se totalmente dos processos ultrapassados criando processos totalmente novos.

A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.

Cada dia as empresas buscam incessantes maneiras para aperfeiçoar suas gestões e melhorar seus desempenhos. A reengenharia para muitos é vista como uma novidade radical que busca a orientação para definir o negocio em si e integrar ideias inovadoras de alto potencial.

O QUE É REENGENHARIA?

É um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades, tarefas e/ou processos. A reengenharia produz eficiência nos processos empresariais, pois a entrega de produtos é feita no menor espaço de tempo possível, os produtos e serviços são otimizados, a satisfação dos clientes, a lucratividade e o faturamento é crescente.

A reengenharia utiliza palavras- chaves como: ”fundamental, radical, drástica e processos” (Chiavenato, 2004).

COMO UTILIZA-LA?

Todo processo de reengenharia tem por base, agilizar o trabalho, reduzir custos e melhorar a eficiência organizacional tornando-a mais competitiva. O processo empresarial inclui o planejamento. A utilização da reengenharia precisa passar primeiramente por processos de estratégia e melhorias para assim obter melhores resultados.

ESTRUTURA

De forma simples e objetiva, a metodologia de implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases, são elas:

• Preparação: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade;

• Planejamento: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros;

• Implementação: Analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo;

• Avaliação: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com