TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reengenharia

Artigos Científicos: Reengenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 9

REENGENHARIA

Rio de Janeiro

Junho 2013

SUMARIO

1. Origens, Conceitos e Fundamentos ..................................................................... 3

2. Quando a reengenharia é necessária?................................................................... 4

3. Mudanças e Inovações decorrentes da Reengenharia .................................... 4 e 5

4. As etapas de um processo de Reengenharia ..................................................5 e 6

5. O papel da Tecnologia da Informação na Reengenharia ............................... 7 e 8

6. O Gestor na Reengenharia ............................................................................. 8

7. Fatores Críticos de Sucesso da Reengenharia ............................................. 9

8. Benefícios da Reengenharia ....................................................................... 9 e 10

9. Críticas ao modelo de Reengenharia ................................................................. 10

10. Conclusão ..........................................................................................................11

11. Referências ........................................................................................................12

ORIGENS, CONCEITO E FUNDAMENTOS

A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

A reengenharia é considerada um redesenho de processos, onde envolve a mudança em três níveis da empresa: operacional, o de gestão de processos e o de gestão de negócios. Focalizando o aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.

Os princípios básicos desta “filosofia” de gestão, passam por reinventar e não evoluir, onde ocorre a substituição dos processos manualizados por informatizados, sendo integrados, os processos que não se adequam as mudanças, são substituídos ou até eliminados provocando “corte” na organização existente.

QUANDO A REENGENHARIA É NECESSARIA?

Quando as empresas estão em dificuldades e nenhuma solução anterior resolveu, quando a gerencia prevê problemas ou quando a gerencia é ambiciosa e agressiva vendo oportunidade de aumentar mais ainda sua liderança sobre os concorrentes.

O primeiro passo é a definição de uma estratégia global, com recurso à recolha de informação, sobre as necessidades e expectativas dos clientes e identificação das alterações a efetuar. A partir destes pressupostos estão criadas as condições para identificar a nova rede de processos da organização e otimizar a mesma, através da análise de valor de cada processo e eventual eliminação de atividades que não tragam mais-valias para a organização e/ou cliente.

Um processo empresarial inclui o planejamento – considerado atividade interna – e a tomada de decisão – considerada atividade externa. Estas atividades modificam entradas em saídas. São elas que norteiam a execução do trabalho. Esta abordagem implicaria pôr em questão toda a forma de trabalhar da organização, com a redefinição total dos processos num corte claro com o passado.

MUDANÇAS E INOVAÇÕES DECORRENTES DA REENGENHARIA

A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores Organizacionais e os Sistemas de Informação. A reengenharia assumia o principio de “fazer mais, e eventualmente diferente, por menos”. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos colaboradores que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.

Esta abordagem da reengenharia teve de fato um impacto limitado na gestão, visto que foi pontualmente relacionada com processos de downsizing, ou seja, com processos de reestruturação interna que passam por redução do número de colaboradores nas organizações.

No entanto, os princípios preconizados por esta abordagem à gestão estão ainda presentes em muitas das metodologias de melhoria da qualidade e de gerenciamento de processos de negócios, tais processos trouxeram enormes problemas nas organizações e a saga pelo modismo muitas das vezes influenciadas pelos chamados gurus da administração acarretaram em demissões em massa, pessoas desmotivadas, inseguras em seus empregos, e assim retrocedendo o que esta ferramenta visa.

AS ETAPAS DE UM PROCESSO DE REENGENHARIA

A reengenharia pode ser entendida como um reprojeto total dos processos do negócio de uma empresa, abrangendo os seguintes aspectos: o modo como o trabalho é executado; as técnicas de gerenciamento; os gerentes e empregados; os valores e crenças; o controle dos procedimentos; a organização; o negócio em nível global da organização.

Hoje, cada departamento vê e entende somente suas próprias tarefas, sem conectá-las com os produtos finais e metas da organização. Porém, torna-se necessário criar uma consciência nas pessoas, atentando para os aspectos da qualidade, custos e atendimento.

Como dito anteriormente, a reengenharia questiona toda a forma de trabalhar de uma organização, gerando uma redefinição total de processos. Por este motivo, a sua utilização e implementação precisa passar primeiro por um processo de definição de estratégia e recolhimento de informações sobre necessidades e expectativas dos stakeholders (termo usado para praticas utilizadas em empresas), a fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com